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REDITEC 2022: Duas inciativas do IF Sudeste MG estão entre as selecionadas para apresentação

A REDITEC 2022 acontece de 7 a 10 de novembro, no Instituto Federal do Pará (IFPA). Confira os relatos de experiências exitosas que serão apresentados!

Duas inciativas do IF Sudeste MG estão entre os relatos de experiências exitosas aprovados para apresentação na REDITEC 2022:  "Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG", da servidora Margarete Moreira Coutinho e Silva, e "Questão de Ética", coordenado por Louise Moraes, apresentado pelo professor Elder Stroppa e com a participação de outros servidores do instituto. 

A 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC 2022), promovida pelo Conif, é sediada este ano pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) e acontece de 7 a 10 de novembro, em Belém (PA), com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”.  A organização do evento recentemente publicou a Retificação nº 02 da Chamada Pública, alterando a data de divulgação da programação das apresentações para 31 de outubro de 2022.

Confira as propostas selecionadas: https://portal.conif.org.br/editais/experiencias-exitosas

Questão de Ética

COMO SURGIU

A campanha “Questão de Ética” consistiu na gravação, edição e publicação de 10 vídeos no canal do Youtube do IF Sudeste MG, tendo como tema a ética pública.

A ideia surgiu de uma análise coletiva dos membros da Comissão de Ética do IF Sudeste MG, tendo como motivação a percepção de que precisávamos comunicar com mais clareza à comunidade acadêmica seus valores éticos e as normas éticas que regem o funcionalismo público do poder executivo federal.

Além disso, tinha a intenção de tornar a Comissão de Ética Local mais visível e próxima da comunidade: docentes, TAES, terceirizados e discentes, tendo em vista a estrutura multicampi do instituto.

“Tínhamos como objetivo gerar uma maior capacidade de interlocução entre a Comissão de Ética e a comunidade, e também, a disseminação dos pensamentos e valores éticos de uma forma democrática e simplificada para todos os atores que compõem a nossa comunidade acadêmica, valorizando a competência educativa da Comissão, uma de suas seis competências básicas”, explica Elder Stroppa, professor do Campus Manhuaçu e apresentador dos vídeos.

A ação foi implementada a partir de uma parceria entre a Comissão de Ética Local, a Coordenação Geral de Comunicação e Marketing e o Gabinete do Reitor à época. Segundo o professor, a boa resposta do público deve-se, entre outros aspectos, ao fato de os vídeos terem sido idealizados com linguagem simples e descontraída, prezando pela aproximação com quem estava assistindo e buscando a essência da campanha, que era tratar o assunto “ética” de forma leve, atraindo a atenção da comunidade e tornando a pauta relevante no âmbito do IF Sudeste MG.

BONS RESULTADOS

Louise Moraes, técnica em audiovisual da Reitoria do IF Sudeste MG e coordenadora da campanha, traz alguns números que demonstram o impacto gerado pelo Questão de Ética:

“Junto à nossa comunidade interna tivemos uma grande adesão à campanha. No Youtube, os 10 episódios totalizam 7.763 visualizações até o momento*, o episódio piloto alcançou 2.200 visualizações, e o 9° episódio, sobre Assédio Moral, teve grande interesse de nossa comunidade, com 975 visualizações e um alcance na plataforma de mais de 9 mil "impressões" (ou seja, o próprio Youtube considerou o conteúdo relevante e indicou para outros usuários da plataforma e não apenas para os inscritos no canal do IF Sudeste MG)”, comemora Louise. (*Números do dia 27 de outubro de 2022)

Outros números trazidos por Louise, oriundos de uma pesquisa feita através do e-mail institucional, mostram o sucesso da série entre os servidores: Foram 89 respostas obtidas. Entre os respondentes, 42% afirmaram ter assistido a todos os 10 episódios, 97% afirmaram que os assuntos abordados na campanha foram relevantes e 96% considerou a linguagem utilizada nos vídeos de fácil compreensão. No campo de críticas e sugestões, a equipe recebeu comentários como: "Continuem, por favor. Acredito que há muitos temas ainda que eu não conheço e que são importantes. O modelo de apresentação que a equipe encontrou foi extremamente atrativo para mim."; "Parabéns a todos e todas envolvidos na campanha Questão de Ética!”, entre outros.

O reconhecimento externo veio no Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética de 2020, promovido pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, em que a produção ficou em primeiro lugar na categoria referente às instituições da Administração Direta, universidades e institutos federais de ensino, autarquias e fundações públicas federais, concorrendo com outras 15 instituições. Saiba mais clicando em: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/2020/novembro/projeto-do-if-sudeste-mg-vence-o-vi-concurso-de-boas-praticas-na-gestao-da-etica

OBJETIVO ALCANÇADO

A professora Alessandra Furtado Fernandes, que é membro da CEP e trabalhou na produção do Questão de Ética, comemora o sucesso da iniciativa e considera que o objetivo de tornar a Comissão mais próxima do servidor foi atendido:

“Foi com muita alegria que todos nós da Comissão de Ética Pública recebemos a notícia da aprovação do Questão de Ética na REDITEC. Como bem dito pelo Elder, nosso objetivo foi tornar a Comissão de Ética Pública Local mais visível para a comunidade acadêmica e também conseguirmos demonstrar o real papel educacional desta Comissão, que é muito mais do que um agente impositivo com função policial repressora, como muitos acreditam ser. E fazer isso de forma lúdica é essencial para que consigamos uma abrangência maior”, analisa Alessandra.

INDO ALÉM

O formato da campanha (vídeos disponibilizados no canal do Youtube do IF Sudeste MG), possui grande aplicabilidade e possibilidade de replicação em diferentes unidades da Rede Federal, inclusive, recentemente foi firmada uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, que irá replicar a campanha em seus canais oficiais de comunicação. 

A ação está prevista para acontecer ainda este ano, logo após o término do período de defeso eleitoral, e vai levar o nome do IF Sudeste MG para outros lugares do Brasil sem nenhum ônus orçamentário ao instituto.

A campanha foi toda acessibilizada em Libras, com inserção da janela do intérprete para tradução simultânea em Libras, ampliando ainda mais o público e garantindo a harmonia com a missão institucional de oferecer educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

ENVOLVIDOS

Coordenação: Louise Moraes

Apresentação: Elder Stroppa

Roteiro, Produção, Direção, Iluminação, Cenário, Edição, Motion Design, Finalização: Alexandre Vargas Tavares de Jesus e Louise Moraes

Pesquisa e estruturação dos Temas, Revisão dos episódios - Membros da Comissão de Ética: Alessandra Furtado Fernandes; Elder Stroppa; Márcio Hipólito de Abreu; Rafael Bitencourt Carvalhaes; Januário Fernandes Costa Neto; Cíntia Caroline de Oliveira; Cassiane dos Santos Alves

Identidade Visual e Logo: Hannah B. Hammoud

Textos da campanha: Fernanda Coelho da Silva Castro e Louise Moraes

Tradução e Interpretação em Libras: Fábio Cristiano de Paula

Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG

"Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG", trabalho também selecionado para a REDITEC 2022, é um vídeo que tem como tema ações consideradas exitosas que foram realizadas pela Diretoria de Apoio ao Discente por meio das Coordenações de Ações Afirmativas, Ações Inclusivas e Assistência Estudantil no ano de 2022, voltadas às questões étnico-raciais, de gênero e diversidade, aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e ao público da educação inclusiva. A autora, Margarete Moreira Coutinho e Silva, coordenadora de Ações Inclusivas, conta que o vídeo dividiu as ações em três grupos:

Ações Inclusivas:  

- oferta de 03 minicursos aos servidores de todos os campi no início do semestre letivo de 2022.

- publicação dos editais de monitoria inclusiva para seleção de estudantes bolsistas para a atuação junto aos discentes, às equipes multidisciplinares e aos núcleos de ações inclusivas de cada campus. Ao todo, foram 40 monitores selecionados, entre estudantes de cursos Técnicos e de Graduação. 

Ações Afirmativas:

- Publicação do Primeiro Edital de Ensino com foco nas Ações Afirmativas, com a submissão de sete projetos que trabalharam as temáticas étnico-raciais, de gênero, do combate ao feminicídio. 

Assistência Estudantil:

- Construção do Plano de Atendimento e Combate à Pobreza Menstrual. Tal ação teve, e tem, como objetivo a distribuição de absorventes higiênicos às estudantes que estejam dentro do perfil de renda de até um salário mínimo e meio e, de forma emergencial, às demais discentes, servidoras e colaboradoras que estejam nas dependências da instituição.

EM BUSCA DE INCLUSÃO

Para Margarete, o sucesso do vídeo deve-se ao fato de que, apesar das adversidades, a ação mostra a busca constante por formas de tornar as instituições de ensino cada vez mais inclusivas e democráticas:

"Acredito que este trabalho tenha sido selecionado pela relevância das ações realizadas. Apesar de sabermos que as instituições de ensino têm passado por situações difíceis, com cortes orçamentários consecutivos, estamos sempre buscando mecanismos que possam resultar na inclusão dos nossos estudantes. Os projetos apresentados no vídeo e que foram realizados em nossa instituição tiveram como objetivo estimular as discussões acerca do respeito à diversidade, da inclusão social e da luta pelos direitos de todos", aponta ela.

ESPALHANDO BOAS IDEIAS

"Com  a apresentação do vídeo, espero que as experiências exitosas que tivemos possam estimular e fortalecer a implementação de ações semelhantes que tenham como foco a promoção da inclusão e da diversidade dentro das nossas instituições de ensino. E que essas ações possam se refletir nas comunidades em que nos inserimos. A transformação da sociedade se inicia na educação e é preciso que tenhamos o compromisso com a educação inclusiva e de respeito às diferenças", reflete Margarete.

TRABALHO CONJUNTO

As ações apresentadas no vídeo foram propostas e acompanhadas pela Dirad, Diretoria de Apoio ao Discente do IF Sudeste MG, por meio das Coordenações de Ações Inclusivas, Afirmativas e Assistência Estudantil. E foram executadas por servidores que submeteram seus projetos de ações afirmativas, que ministraram os minicursos das ações inclusivas, realizaram a seleção de monitores bolsistas nos campi e trabalharam no plano de combate à pobreza menstrual.

Assista!

Cique aqui para assistir o vídeo "Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Inclusivas como integração do IF Sudeste MG".

Clique aqui para ver os vídeos do Questão de Ética.