Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 12 > Ações Afirmativas e Inclusivas: período de submissão de projetos é prorrogado

Ações Afirmativas e Inclusivas: período de submissão de projetos é prorrogado

Novo prazo termina em 17 de março. Propostas selecionadas contarão com 22 bolsas para estudantes de técnico e graduação.

A Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad) prorrogou as inscrições dos editais de números 28/2022 e 29/2022, que regem a seleção de propostas inovadoras em Ações Afirmativas (AF) ou Ações Inclusivas (AI). Inicialmente aberto até 4 de dezembro, agora as submissões podem ser feitas até 17 de março.

Acesse as retificações:

- Projetos de Ensino com foco em Ações Inclusivas

- Projetos de Ensino com foco em Ações Afirmativas

Após o resultado da seleção, a ser divulgado entre de 27 de fevereiro e 17 de abril de 2023, os coordenadores de cada projeto classificado procederão às chamadas de bolsistas, para o preenchimento de 22 vagas em níveis técnico e graduação. As atividades desenvolvidas pelos alunos selecionados serão realizadas sob orientação e supervisão de servidores, sem prejuízo de atividades acadêmicas regulares.

Confira abaixo algumas particularidades de cada edital.

Ações Afirmativas (Edital 28)

As inscrições devem ser feitas por servidor(a) em efetivo exercício, por meio de formulário próprio (Anexo II) e envio de projeto conforme modelo (ANEXO III). Tal documentação deve ser enviada para o endereço de e-mail: acoesafirmativas.reitoria@ifsudestemg.edu.br.

O projeto precisa incluir a quantidade de bolsas que se julga necessária à execução. E também é obrigatória a apresentação de temática relacionada às questões de gênero (mulheres), ou às questões de sexualidade e identidade de gênero (LGBTQIA+) ou às questões étnico-raciais.

O edital prevê 10 bolsas. A avaliação das propostas levará em conta características como integração e inovação, considerando as demandas institucionais na área de atendimento ao público da educação especial inclusiva, bem como associação com as noções de interdisciplinaridade e multiprofissionalidade.

Ações Inclusivas (Edital 29)

As inscrições devem ser feitas por servidor(a) em efetivo exercício, por meio de formulário próprio (Anexo II) e envio de projeto conforme modelo (ANEXO III). Tal documentação deve ser enviada para o endereço de e-mail: acoesinclusivas@ifsudestemg.edu.br.

O edital prevê 12 bolsas. A avaliação das propostas levará em conta seu potencial de gerar novos conhecimentos capazes de promover a organização e a mobilização social, acadêmica e estudantil, bem como a implementação de práticas pedagógicas ligadas às Ações Afirmativas.