Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > “Curricularização da Pesquisa e da Extensão” é tema de evento no IF Sudeste MG
conteúdo

Geral

“Curricularização da Pesquisa e da Extensão” é tema de evento no IF Sudeste MG

Buscando qualificar e ampliar a familiaridade da comunidade acadêmica com o tema, evento presencial contará com representantes de instituto federal pioneiro.

Na esteira de eventos anteriores como o VI Simepe e a Jornada de Indissociabilidade, o IF Sudeste MG vai proporcionar à comunidade acadêmica uma oportunidade de compreender e se familiarizar com o assunto “curricularização”. No dia 4 de maio de 2023, acontece o simpósio Curricularização da Pesquisa e da Extensão nos Cursos de Graduação: motivação e caminhos a seguir, realizado de forma conjunta entre as pró-reitorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão da instituição. O evento terá início às 8h e terminará às 18h, presencialmente, no auditório do Bloco Administrativo do Campus Juiz de Fora.

Diretores dos três eixos já citados e oriundos dos dez campi da instituição, bem como diretores-gerais, coordenadores de cursos de graduação e coordenadores-gerais desta mesma modalidade estão especialmente convidados a comparecer, assim como representantes discentes e técnico-administrativos. Segundo os organizadores, os profissionais do IF Sudeste MG poderão conhecer exemplos práticos de curricularização em cursos próprios da instituição anfitriã, de maneira que os participantes visualizem de maneira clara e objetiva as possibilidades de se curricularizar. “É uma forma de qualificar nossos docentes e dar-lhes condições de modificar seus PPCs [Projetos Político-Pedagógicos de Curso] para torná-los indissociáveis da Pesquisa e da Extensão. A gestão se comprometeu a estar junto da comunidade, então, uma das ações consiste em permitir esta troca de experiências”, destacou a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do IF Sudeste MG, Ana Paula Muniz Gutierres.  

Na oportunidade, estarão presentes representantes do Instituto Federal Catarinense (IFC), instituição pioneira no tocante à curricularização. São eles: Fernando Taques, atualmente pró-reitor de Extensão do IFC, Fátima Zago, pró-reitora de Ensino, e Josefa Surek, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação na mesma instituição convidada.

Servidores interessados em se inscrever devem procurar o diretor sistêmico de sua área, pois estes estão responsáveis por indicar os participantes. Além do público-alvo já mencionado, os campi também podem indicar servidores com outras funções, caso julguem pertinente. 

Saiba mais na página do evento na PLATAFORMA EVEN 3