Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 05 > Nittec une-se a NITs da Rede Federal em projeto para disseminação da cultura da inovação

Reunindo cinco instituições, arranjo denominado Inovação Conectada desenvolverá ações para fortalecer e consolidar o papel dos núcleos no desenvolvimento científico e tecnológico

Em uma iniciativa inovadora, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cinco instituições de ensino do país formalizaram uma parceria para fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), o Instituto Federal de Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) se uniram para formar uma rede de colaboração em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A parceria entre os NITs tem como objetivo principal compartilhar conhecimento, experiências e recursos para impulsionar a pesquisa e a inovação nas áreas de atuação das instituições envolvidas. Com isso, espera-se que pesquisadores e estudantes tenham acesso a uma maior variedade de tecnologias e possibilidades de pesquisa, além de terem mais oportunidades para participar de projetos em conjunto e de eventos científicos e tecnológicos.

Entre as ações que o arranjo Inovação Conectada promoverá, estão: realização de cursos assíncronos de conteúdos com foco em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo; cursos para a formação de agentes de inovação; capacitações com foco nos ambientes de inovação e empreendedorismo; divulgação de materiais informativos e das tecnologias protegidas pelas instituições que compõem o arranjo.

De acordo com a coordenadora do NIT do IF Sudeste MG, Flávia Ruback, "a parceria será fundamental para promovermos novas ações de capacitação em inovação, proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo inovador nas ICTs participantes do projeto." Além disso, a rede de colaboração também permitirá o estabelecimento de parcerias com empresas e outras instituições de pesquisa, facilitando a transferência de tecnologia e a criação de soluções inovadoras para a sociedade, como enfatizou a coordenadora do NIT do IFNMG, Gabriella Saraiva.

A parceria entre os NITs do IFNMG, IFMG, IFGoiano, IF Sudeste e CEFET-MG já está em andamento e tem a expectativa de gerar resultados significativos até fevereiro de 2024. A iniciativa faz parte de um projeto vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica que conta ainda com outros arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica de instituições de ensino dos quatro cantos do Brasil.

O compartilhamento de experiências e recursos em prol da inovação, é um dos pilares do arranjo. Gabriella destaca que a parceria é uma oportunidade única para que as instituições possam compartilhar experiências e recursos em prol da inovação. “Estamos muito animados com essa parceria. Acreditamos que, juntos, podemos fazer muito mais pela ciência e pela tecnologia no Brasil. Essa rede de colaboração será fundamental para impulsionar a pesquisa e a inovação em nossas áreas de atuação”, finaliza.

Para estar por dentro de todas as novidades do arranjo Inovação Conectada, basta ficar de olho nas redes sociais dos cinco NITs que integram o projeto.

IFNMG: @nit_ifnmg
IFMG: @nitifmg