Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 05 > Bolsas para alunos: Programas de Ciência, Tecnologia e Inovação abrem inscrições

São três editais contemplando todos os campi. Bolsas são destinadas a estudantes de técnico e graduação, com inscrições a partir de sexta-feira (5).

Pilar da instituição, a Pesquisa ganha força no IF Sudeste MG neste mês de maio, com o lançamento de três editais que permitem colocar em prática importantes programas de inovação e de iniciação científica e tecnológica. São eles:

O objetivo dos dois primeiros é promover a iniciação de estudantes na pesquisa científica e sua convivência com o procedimento científico, além de estimular pesquisadores a incorporar estes alunos em seu cotidiano de pesquisa, incentivando-os a atuar na ciência. Mas por que dois editais? Porque um é destinado ao nível médio, enquanto o outro é destinado à graduação. Já o terceiro (12/2023) busca estimular a participação de estudantes de nível superior em atividades especialmente relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Isso é feito por meio de projetos que contribuam para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país e arranjos produtivos locais.

Todos os campi estão contemplados nos editais, que preveem a concessão de, no mínimo, uma bolsa de cada modalidade por unidade. As exceções são os campi avançados Cataguases e Ubá que, por não ofertarem cursos de graduação, incluem-se somente nos programas juniores (edital 11/2023). As bolsas de nível médio são no valor de R$300, pelo cumprimento da carga horária de oito horas semanais. Já as bolsas destinadas a estudantes de nível superior são de R$700 e preveem 20 horas de atividades semanais.

Além de ser estudante regularmente matriculado, o(a) candidato(a) a bolsista deve ter currículo lattes atualizado e não pode ter vínculo empregatício nem ser beneficiário(a) de outras bolsas. Os demais requisitos estão listados no item 4.4 de cada um dos três editais. Discentes voluntários também podem participar.

Inscrições

As inscrições de projetos online devem ser feitas pelo(a) servidor(a) orientador(a), no sistema Inovare, entre 5 de maio e 5 de junho. O/A orientador(a) deve ser, obrigatoriamente, servidor(a) efetivo(a) do IF Sudeste MG e pode ser docente ou técnico-administrativo(a), desde que possua disponibilidade para a orientação de bolsistas. Entre outros requisitos (listados no item 4.2 de cada edital), é necessário ter formação na área do projeto que se propõe a orientar. Já a titulação mínima varia conforme o tipo de bolsa.

No final de cada edital, há um checklist que não precisa ser enviado junto à proposta, mas que pode auxiliar os pesquisadores na organização de documentos e no procedimento de submissão. Servidores(as) poderão inscrever estudantes de diferentes níveis em um mesmo projeto, desde que submeta-os aos respectivos editais. Além do projeto e dos planos de trabalho individuais de bolsistas, é necessário anexar outros documentos, detalhados no item 3 de cada um dos editais.

Áreas dos projetos

Os projetos de pesquisa devem, preferencialmente, apresentar incluir-se em uma das Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Resumidamente, as Áreas de Tecnologias Prioritárias contemplam:

- Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira;

- Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia;

- Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços;

- Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental;

- Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

Mais informações sobre áreas prioritárias podem ser obtidas na Portaria 1122 do MCTIC.

Imagem: pressfoto no Freepik