Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 10 > VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”: Comitiva do IF Sudeste MG já está na França
conteúdo

Destaque

VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”: Comitiva do IF Sudeste MG já está na França

O VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade” acontecerá entre os dias 16 e 27 de outubro de 2023, na França. Saiba mais!

Na última sexta-feira, 13 de outubro, seis estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Agropecuária integrados ao ensino médio do Campus Rio Pomba, e do curso técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio do Campus Muriaé, acompanhados pelo assessor de Relações Internacionais Pedro Rocha e pelos professores José Luiz Paixão, Campus Muriaé, e Paulo Régis Bandeira de Melo, Campus Rio Pomba, embarcaram para a França, onde participam do Fórum Ciência e Sociedade, a ser realizado pelo Governo do país.

O IF Sudeste MG no Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”

O VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”  acontecerá  entre os dias 16 e 27 de outubro de 2023, com a temática “Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais” nos três eixos: cuidar dos seres vivos; produzir e consumir de maneira alternativa; e promover evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local”.

Desde 2005, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil, participantes de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. O fórum é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif. 

A comitiva para a terceira participação do IF Sudeste MG no evento foi formada por Processo Seletivo regido pelo EDITAL ARI Nº 02/2023. A primeira vez que o instituto participou do Fórum foi em 2015, na França, e a segunda participação ocorreu em 2019, no Brasil, no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano.

Expectativas

“Para os discentes, as expectativas são de mudança de paradigma e de ampliação dos horizontes profissionais e pessoais, não só para os selecionados, mas também para seus colegas nos campi. Alguns dos discentes selecionados, por exemplo, nunca tinham vindo a Juiz de Fora, onde vieram para tirar seus passaportes, e será a primeira experiência internacional de todos. Esta oportunidade por si só já será transformadora, mas, academicamente, a participação também terá grandes impactos", reflete Pedro Rocha. 

Segundo Pedro Rocha, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, a participação do IF Sudeste MG no VII Fórum Franco Brasileiro Ciência e Sociedade, aproxima a instituição da França, especificamente na área da educação em ciências da terra: “A participação dos professores do IF Sudeste MG, que desde 2021 vêm interagindo com os professores dos Liceus de Brive e de Airion (L'Oise), abre caminho para maiores interações entre nossa instituição e os parceiros, seja no desenvolvimento de trabalhos conjuntos nos anos subsequentes, seja no recebimento em nossas unidades de professores e discentes dos Liceus. Por exemplo, o Liceu de Brive enviará 2 discentes para a realização de estágio profissional no campus Rio Pomba nas três primeiras semanas de novembro em continuidade às atividades desenvolvidas no Fórum. A participação dos discentes também é fundamental e de extrema relevância, pois muito além da experiência acadêmica e pessoal, eles atuarão como embaixadores de seus cursos, seus campi, e da instituição. Vale ressaltar que eles irão atuar em conjunto com os discentes franceses, construindo ativamente um trabalho a ser apresentado na segunda semana do Fórum, compartilhando seus conhecimentos adquiridos no IF Sudeste MG”, explica o diretor.

Se para o IF Sudeste MG, a expectativa é que a experiência traga bons frutos, para os estudantes não é diferente: “Para os discentes, as expectativas são de mudança de paradigma e de ampliação dos horizontes profissionais e pessoais, não só para os selecionados, mas também para seus colegas nos campi. Alguns dos discentes selecionados, por exemplo, nunca tinham vindo a Juiz de Fora, onde vieram para tirar seus passaportes, e será a primeira experiência internacional de todos. Esta oportunidade por si só já será transformadora, mas, academicamente, a participação também terá grandes impactos. Como dito anteriormente, os alunos irão compartilhar seus conhecimentos com seus pares franceses, e poderão ver que mesmo residindo e estudando no interior do Brasil, seus conhecimentos são reconhecidos e acolhidos. Isto gera um impacto muito positivo, pois por seus próprios atos, respaldados pelos professores, pelo Campus e pela instituição como um todo, possibilitam que eles não só participem, mas contribuam com a construção de um mundo melhor, máxima que, apesar de poder soar como um clichê, está materializada na temática do VII Fórum Franco-Brasileiro ‘Ciência e Sociedade’ 2023: ‘O papel do homem e das ciências nas transições agroecológicas e sociais’’, reflete Pedro.

O professor do Campus Muriaé José Luiz Paixão vai acompanhar os selecionados nessa jornada que, para ele, é uma oportunidade de crescimento ímpar para os estudantes e também uma chance de dar notoriedade internacional ao IF Sudeste MG:

“Entendo que será uma excelente oportunidade para os estudantes trocarem conhecimentos acadêmicos e conhecerem outra cultura, além de agregar a experiência de uma viagem e participação em evento internacional, o que poderá fazer um grande diferencial em sua formação pessoal e profissional. Além disso tudo, eles poderão levar o nome de nossa Instituição para a Europa, fazendo-a reconhecida como formadora de cidadãos do mundo e para o mundo”, comemora José Luiz.

E parece que os estudantes sabem muito bem a importância desta oportunidade. Francisco Júnior Maia, aluno de Agropecuária do Campus Rio Pomba, espera conhecer novas áreas e pensar formas de atuar nelas. Carolyne da Silva Santos, estudante de Agroecologia do Campus Muriaé, está em êxtase com a oportunidade:  “Essa oportunidade me fez enxergar o quanto sou capaz, e estou ultrapassando barreiras que em minha cabeça eram meus limites, mas na verdade não eram, olha onde estou. A França é logo ali, que ela me aguarde, estou indo com disposição e vontade de mostrar quem sou, o que tenho para ensinar e para aprender. Comigo levo a Agroecologia, algo que vai bem além do que vocês possam imaginar. Simplesmente não sei o que dizer, posso resumir como mudança de vida, uma mudança que me fez, me enxergar de outra forma”. 

Ana Clara Montezanato da Mata Rodrigues, estudante de Agroecologia do Campus Muriaé, além de aprender bastante, pretende dividir os conhecimentos que trouxer na bagagem: “Quero aprender sobre diversos assuntos, relacionados não só à agroecologia, mas também à cultura e aos costumes locais. Pretendo transmitir o conhecimento adquirido para meus colegas, professores, servidores, minha família e comunidade, através de rodas de conversas e palestras”, planeja a estudante.   

O IF Sudeste MG deseja uma boa viagem à nossa comitiva e toda a comudidade espera ansiosa pelo compartilhamento dessa aventura do conhecimento.