Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 10 > Veja como foi a primeira semana da comitiva do IF Sudeste MG na França!
conteúdo

Geral

Veja como foi a primeira semana da comitiva do IF Sudeste MG na França!

Programação cultural, oficinas, passeios, interação e descobertas marcaram primeira semana da comitiva do IF Sudeste MG na França
“Merece destaque a interação dos discentes com os colegas, mesmo com algum obstáculo do idioma, eles se fazem compreender, participando ativamente das atividades. É muito legal ver todos os seis, em sua primeira viagem ao exterior, descobrindo novos lugares, culturas e práticas”, avalia Pedro Rocha.

Enquanto a comitiva do IF Sudeste MG disfruta de sua última semana no VII Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, lá na França, a gente conta como foi a primeira semana dessa aventura do conhecimento. 

Os seis estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Agropecuária integrados ao ensino médio do Campus Rio Pomba, e do curso técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio do Campus Muriaé, acompanhados pelo assessor de Relações Internacionais Pedro Rocha e pelos professores José Luiz Paixão, Campus Muriaé, e Paulo Régis Bandeira de Melo, Campus Rio Pomba, embarcaram para a França, no dia 13 de outubro, onde participam do Fórum Ciência e Sociedade, realizado pelo Governo do país.

O grupo do Campus Rio Pomba ficou na cidade Brive-la-Gaillarde, no Lycée de l'horticulture et du paysage du pays de Brive (Liceu de Horticultura e Paisajismo da região de Brive). O grupo do Campus Muriaé, por sua vez, ficou na cidade de Airion, no Lycée Agricole de l'Oise (Liceu agrícola da região de Oise).

Hugo Martins Lopes, do Campus Muriaé; Jênnifer Lopes da Silva e Samuel Furtado Troccoli; do Campus Rio Pomba, concordaram em destacar o acolhimento com que foram recebidos como marca desta primeira semana:

“Fomos muito bem recebidos pelos professores, principalmente o Emmanuel e a Anna, todos desse Liceu foram bons com a gente. Achei muito interessante a educação extrema que todos têm ao lidar com as outras pessoas e também a organização da escola. Gostei muito das instalações e da infraestrutura. Somente o sinal do Wi-Fi que não chegava no quarto”, comenta Samuel.

 

 

O sinal de Wi-Fi não estar bom por lá é mais um motivo para contarmos direitinho para toda a comunidade do IF Sudeste MG como está sendo a viagem da nossa comitiva. 

Além da forma carinhosa com que foram recebidos, Jênnifer destaca os lugares incríveis que conheceu: “O professor Emmanuel nos apresentou vários lugares importantes no liceu e também visitamos vários jardins em outras cidades como Paris, Toulouse e Brive. Gostei muito dessa semana, pois conheci vários lugares e fiz muitas amizades no liceu”, conta a jovem.

 

Atividades

 

Como nem só de "turistar" se faz uma aventura do conhecimento, soubemos que a programação está intensa e diversificada: “Tivemos várias atividades no liceu, como uma oficina sobre a hortoterapia, que tem como objetivo principal melhorar a saúde mental por meio do contato com a natureza, documentários sobre a importância da agroecologia, visitamos jardins em outras cidades e com estruturas diferentes", relata Jênnifer.

 

 

E pelo o que a estudante conta, não deu nem para sentir saudades do Brasil: “Na quinta-feira, 19, comemoramos o dia do Brasil no liceu e tivemos ambientes temáticos com as cores do país, bandeiras, toda a decoração. À tarde tivemos danças típicas dos países, não só do Brasil, mas também da Venezuela e da Colômbia. Dançamos samba e merengue e mais à noite tivemos um momento para os alunos com músicas brasileiras, venezuelanas, colombianas e francesas. Foi muito divertido! Gostei bastante dessa semana, pois conheci várias coisas e fiz muitas amizades que quero levar por um bom tempo comigo”, comemora a estudante.

Hugo, estudande do Campus Muriaé, ficou bem impressionado com a visão que os franceses têm do Brasil: "Estamos nos sentindo muito bem acolhidos. Além de estarmos aprendendo muito, é bom o sentimento de estar representando todos os estudantes do IF Sudeste MG. Espero seguir trocando e aprendendo novos conteúdos", afirma o jovem. 

A foto abaixo mostra o grupo de Muriaé trabalhando em um horto comunitário, Jardin Partagé de Heiller, onde plantas ornamentais e medicinais são cultivadas como forma de terapia:

Mas, será que eles falam francês? Caso você também tenha se feito esta pergunta, veja o que Pedro Rocha, assessor de relações internacionais, tem a dizer: “Merece destaque a interação dos discentes com os colegas, mesmo com algum obstáculo do idioma, eles se fazem compreender, participando ativamente das atividades. É muito legal ver todos os seis, em sua primeira viagem ao exterior, descobrindo novos lugares, culturas e práticas”, avalia ele. 

O professor Paulo Régis Bandeira de Melo destaca, além da participação ativa, a alegria com que os estudantes estão desfrutando desta oportunidade: “Nossos alunos estão muito participativos e felizes. Nesta semana que passou fomos ao museu do Louvre, Versalhes, Touluse e Brive Gaillarde. Nossos alunos fizeram apresentações nas salas do liceu, contando sobre a vivência no Campus Rio Pomba”, conta o professor.

O que vem por aí

Pedro acredita que a semana de 22 a 27 de outubro será ainda de novas descobertas, desde a chegada no Liceu de Bourges, onde acontecerá o VII Fórum Ciência e Sociedade, até o momento de retorno ao Brasil: “A participação em um congresso internacional, compartilhando com pares de outros 10 institutos federais as experiências de uma rede diversa e com tanto potencial a oferecer, será de aprendizados inesquecíveis”, avalia o assessor.

O professor Paulo está ansioso para a chegada do grupo do Campus Muriaé a Bourges, onde além de participarem do Fórum, poderão se juntar ao grupo do Campus Rio Pomba.  

O IF Sudeste MG no Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”

O VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”  acontece até 27 de outubro de 2023, com a temática “Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais” nos três eixos: cuidar dos seres vivos; produzir e consumir de maneira alternativa; e promover evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local”.

Desde 2005, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil, participantes de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. O fórum é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif. 

A comitiva para a terceira participação do IF Sudeste MG no evento foi formada por Processo Seletivo regido pelo EDITAL ARI Nº 02/2023. A primeira vez que o instituto participou do Fórum foi em 2015, na França, e a segunda participação ocorreu em 2019, no Brasil, no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano.

Leia mais em: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/2023/10/comitiva-do-if-sudeste-mg-esta-na-franca-para-forum-franco-brasileiro-201cciencia-e-sociedade201d

https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/2023/10/com-a-bagagem-cheia-de-novos-conhecimentos-comitiva-do-if-sudeste-da-adeus-a-franca