Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 10 > Estão abertas as inscrições para o 1° Festival de Música do IF Sudeste MG – IFestival 2023

Evento aceita composições inéditas (próprias) de Música Popular Brasileira criadas por estudantes, egressos, servidores e colaboradores terceirizados de toda a instituição

Estão abertas as inscrições para o 1° Festival de Música do IF Sudeste MG – IFestival 2023. O  Festival prevê a submissão de composições inéditas (próprias) de Música Popular Brasileira por estudantes, egressos, servidores e colaboradores terceirizados do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

O 1º Festival de Música do IF Sudeste MG visa contribuir para o aprimoramento, desenvolvimento e promoção da cultura musical brasileira, bem como congregar e celebrar com a comunidade do IF Sudeste MG, os 113 anos do Campus Barbacena, desenvolvendo o sentido de pertencimento de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados.

"O festival irá abranger uma ampla gama de estilos musicais, incentivando a diversidade cultural e artística. As apresentações serão feitas ao vivo, buscando valorizar a interação entre os músicos e o público. Serão aceitas participações de solos, duplas, trios, grupos, bandas, entre outros, sem limite de pessoas participando simultaneamente.", explicou um dos coordenadores do projeto, professor Valdir José da Silva.

Ele explicou ainda que, inicialmente, todos os participantes inscritos no festival deverão possuir algum vínculo com a instituição de ensino IF Sudeste MG, seja como aluno, servidor efetivo, terceirizado, aposentado ou aluno egresso. No caso de grupo, pelo menos um integrante deverá ter algum destes vínculos com a instituição. Os interessados deverão se inscrever até o dia 20/10/23  através do link: https://forms.gle/1csCC4XEgkfENHSQ8

Mas caso o número de inscritos não atinja a quantidade de, pelo menos 20 músicas, as inscrições poderão ser reabertas para participação de pessoas externas à instituição. Nesse caso, durante o período de reabertura poderão se inscrever candidatos internos e externos. O período de reabertura será de 25/10/2023 06/11/2023.

Serão selecionadas 20 músicas pela Comissão Avaliadora. Destas, 10 (dez) serão selecionadas para a final, sendo 1 (uma) selecionada por meio de consulta popular através das redes sociais do IFestival (@ifestivalmg) e 9 (nove) por meio de avaliação dos jurados.

O IFestival 2023 será realizado durante os dias 29/11/2023, 30/11/2023 e 01/12/2023, a partir das 16 horas, no auditório II do IF Sudeste MG - Campus Barbacena e será transmissão ao vivo pelo canal do Youtube.

De acordo com os critérios estabelecidos no edital, a comissão julgadora irá premiar:

Melhor Música: Esta é a categoria principal que premia a melhor canção durante o festival, letra, arranjo e performance. Serão premiadas as 3 melhores músicas , e 3º Lugares.

Melhor intérprete: Esta categoria premia o(a) melhor intérprete visando seu carisma, técnica e afinação.

Melhor instrumentista: Esta categoria premia o melhor instrumentista visando seu domínio pelo instrumento, técnica e performance.

Melhor composição: Esta categoria premia a melhor composição visando a originalidade, impacto emocional e criatividade.

Participe!

Leia o edital