Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 10 > IF Sudeste MG e UFV depositam pedido de patente de secador solar
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG e UFV depositam pedido de patente de secador solar

Pedido refere-se a tecnologia que favorece produção sustentável de biocombustíveis e biocompostos

Na última quarta-feira (20), o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), em cotitularidade com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), depositou um pedido de patente para a tecnologia denominada "Secador Solar com Concentrador de Energia para Secagem de Biomassa de Microalgas". O pedido foi depositado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A tecnologia, objeto do pedido de patente, está relacionada à produção sustentável de biocombustíveis e biocompostos, ao se valer da energia solar de maneira eficiente para secar microalgas.  Ela foi desenvolvida pelos professores Michael de Oliveira Resende, do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora, e Marcio Arêdes Martins, da UFV, além dos técnicos administrativos em Educação desta universidade: Dilson Novais Rocha e Mauricio de Oliveira Leite. A então doutoranda Monique Ellen T. da Silva e o doutorando Augusto Cesar L. de Oliveira também participaram do processo.   

Os potenciais beneficiários da inovação são profissionais que já utilizam tecnologias semelhantes, mas que poderão contar com novos, tais como: uma grande absorção de energia em uma menor área, além do armazenamento e posterior utilização de energia mesmo em períodos de ausência da luz do sol. Além disso, trata-se do uso de uma fonte renovável de energia que gera sustentabilidade no processo. 

Mais informações podem ser obtidas junto ao Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG.