Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 10 > IF Sudeste MG inicia atualização da Regulamentação de Prestação de Serviços
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG inicia atualização da Regulamentação de Prestação de Serviços

Grupo de Trabalho reuniu-se na última semana para planejar melhorias no documento, como diminuição dos prazos dos trâmites e elaboração de guia digital

Pretendendo aumentar o estímulo interno rumo ao estabelecimento de novas parcerias para prestar serviços à comunidade, o IF Sudeste MG deu início à atualização de sua Regulamentação de Prestação de Serviços. O objetivo é diminuir prazos dos trâmites, atualizar resoluções e elaborar um guia digital para facilitar a compreensão dos processos relacionados à pauta em questão.

Dando o primeiro passo nesse sentido, o grupo de trabalho especialmente designado para a tarefa reuniu-se no dia 28 de setembro. A equipe é formada pelos servidores Jacqueline Rodrigues Gonçalves da Costa (Campus Juiz de Fora), Michael de Oliveira Torres Resende (Campus Juiz de Fora), Lecino Caldeira (Campus Juiz de Fora),  Denison Baldo (Campus Juiz de Fora), Silvana Terezinha Faceroli (Campus Juiz de Fora), Tatiana Torpede da Silva Carvalho (Campus São João del-Rei), Gabriela Santos Leite (Reitoria), Flávia Couto Ruback Rodrigues (Reitoria) e Alex Fernandes da Veiga Machado (Campus Cataguases) sendo este último também presidente do grupo de trabalho.

WhatsApp Image 2023-10-03 at 21.59.55.jpeg

O que se configura como prestação de serviço?

Segundo a Resolução ConSu 4/2016, podem ser consideradas atividades de prestação de serviços à comunidade externa:

  • desenvolvimento de produtos de inovação;

  • processos, sistemas e tecnologias;

  • treinamentos;

  • cursos de formação; 

  • consultorias;

  • assessorias;

  • auditorias;

  • vistorias;

  • perícias

  • ensaios;

  • análises laboratoriais;

  • e quaisquer atividades acadêmicas, administrativas, culturais, artísticas e esportivas de domínio do IF Sudeste MG e de interesse para o desenvolvimento local e regional.

Para viabilizar a prestação de tais serviços, a instituição pode celebrar convênios e parcerias, mas deve seguir as mesmas regras aplicáveis aos projetos institucionais, ou seja, atuar de acordo com objetivos, metodologia, cronograma e outros detalhes previamente definidos. Estes e outros requisitos estão estabelecidos na Regulamentação de Prestação de Serviços.

Com a atualização do documento, espera-se favorecer o envolvimento ativo do IF Sudeste MG com a comunidade externa e assim contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural a região onde a instituição se insere. “Através de programas de extensão, pesquisa aplicada e parcerias com órgãos públicos e privados, somos capazes de oferecer soluções para desafios comunitários, promover o acesso à educação e impulsionar a inovação,” explica a integrante do GT Gabriela Leite. Além disso, tende-se a criar um ambiente de aprendizado inclusivo, onde o conhecimento é compartilhado e disseminado de forma mais ampla, beneficiando a todos os envolvidos e fortalecendo os laços entre a academia e a sociedade em geral.