Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 01 > Conif seleciona cinco instituições da Rede Federal para participar do projeto I-HUBS

Inscrições dos campi do IF Sudeste MG deverão ser feitas até 2 de fevereiro, com intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e do Nittec

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, na terça-feira (23/1), o edital que irá selecionar cinco instituições associadas ao Conselho para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação (I-hubs, em inglês). A iniciativa faz parte de um projeto liderado pela Unesco-Unevoc com o intuito de desenvolver instituições de educação e formação técnica e profissional em todo o mundo, com foco no empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Confira na sequência sobre as candidaturas internas no IF Sudeste MG

No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com o apoio do Conif. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) é responsável pelo financiamento da iniciativa. “O I-hubs dialoga com as ações do Conif no que diz respeito à atuação em redes globais e à promoção da inovação na Rede Federal”, destaca a diretora de Internacionalização do Conselho, Ana Carolina Oliveira.

As instituições da Rede Federal que forem selecionadas, por meio do edital CONIF/AI nº 3, serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento em seus respectivos ecossistemas e, na medida do possível, no âmbito da Rede Federal, a fim de garantir a sustentabilidade da ação. As formações terão como base o Marco de Inovação em Educação Profissional e Tecnológica da Unesco-Unevoc. Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães, o projeto é estratégico e coloca a Rede Federal como parceira estratégica em ações internacionais da Unesco-Unevoc.

"Com as capacitações, vamos adquirir competências em diagnóstico, em inovação. Vamos saber quais de nossas instituições são inovadoras em diferentes frentes, como extensão, gestão, ensino."

“Com as capacitações, vamos adquirir competências em diagnóstico, em inovação. Vamos saber quais de nossas instituições são inovadoras em diferentes frentes, como extensão, gestão, ensino. Passaremos a ser um parceiro estratégico da Unesco para outras ações com países de língua portuguesa, uma vez que teremos desenvolvido as competências necessárias para replicar os ensinamentos e metodologias empregadas”, pontua Manhães.

Para se candidatar a uma das vagas, as instituições devem preencher uma série de requisitos, entre eles a indicação de um servidor para coordenar o projeto e um campus onde ele será desenvolvido. Segundo o edital, o coordenador/a deve ter experiência de dois anos no âmbito da extensão, pesquisa e inovação ou em programa de internacionalização no eixo de inovação ou ainda em polo de inovação. Além disso, o campus designado deverá possuir um número aproximado de mil estudantes.

As regras e orientações necessárias para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação estão descritas no edital CONIF/AI nº 03. As instituições interessadas têm até 4 de fevereiro para se inscreverem. O resultado final será divulgado no dia 9 de fevereiro na página do Conif (www.conif.org.br/editais).

I-hubs é um projeto de 18 meses que abrange três fases principais, incluindo a primeira, focada no Planejamento e Preparação; a segunda, que consiste na implementação do Quadro de Inovação, e a fase final, que inclui revisão e refinamento do Quadro de Inovação.

Unesco-Unevoc - O Centro Internacional UNESCO-UNEVOC de Educação e Treinamento Técnico e Profissional é um dos sete institutos e centros da UNESCO. Atualmente, o Conif é um dos três centros ativos no Brasil e tem feito esforços para ocupar um espaço nesse importante fórum de discussão e promoção de educação profissional e tecnológica, principalmente no cluster América Latina, que reúne instituições da região. Essa parceria tem incentivado ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.

Submissões no IF Sudeste MG

Os servidores interessados na candidatura de seus campi ao Programa I-Hubs devem se inscrever internamente, até as 13h do dia 2 de fevereiro, enviando e-mail à Pró-Reitoria de Extensão (proex@ifsudestemg.edu.br). A mensagem deve conter todos documentos elencados no edital, bem como todos os termos de compromisso requisitados (A, B e C), e precisa ser destinada com cópia para o Núcleo de Inovação e Transferência de  Tecnologia, o Nittec (nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br). O assunto da mensagem deve ser especificado como: "EDITAL CONIF/AI 03/2024 - CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE INSTITUIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA I-HUBS DA UNESCO-UNEVOC".

Tanto o edital quanto os formulários e termos relacionados à seleção estão reunidos nesta página da ProEx. A Pró-Reitoria alerta que os termos de compromisso A, B e C deverão estar preenchidos e  assinados por todos os citados. Já Os formulários I e II deverão ser preenchidos e assinados pelos servidores, sendo a assinatura do reitor providenciada posteriormente pela equipe organizadora do edital na instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif (adaptada)