Geral
IF Sudeste MG participa de evento educacional com instituições da China
Na última terça-feira (10), o IF Sudeste MG esteve representado na Feira Educacional e Exposição “Estude em Pequim - China”, realizada na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo - SP.
Voltado à comunidade e a instituições interessadas, o encontro teve como objetivo reunir instituições educacionais chinesas e brasileiras, disponibilizando acesso à possibilidade de parcerias. Os participantes puderam conhecer de perto instituições de ensino superior de Pequim, além de obter informações sobre cursos, bolsas, possibilidades de intercâmbio acadêmico e cultural e, ainda, de cooperação em áreas estratégicas.
A programação incluiu visita a estandes de universidades, apresentações institucionais e momentos de interação com representantes dos órgãos participantes, incluindo organizadores dos exames HSK (Hanyu Shuiping Kaoshi) de proficiência em chinês escrito e HSSKK (Hanyu Shuiping Shuiping Kouyu Kaoshi) de proficiência em chinês oral.
O diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, professor Daniel de Oliveira, salienta que foi fundamental abrir frentes de diálogo com a China e com algumas de suas instituições pequinesas. A aproximação permite expandir as possibilidades de promoção de intercâmbio de estudantes e de servidores, bem como de ampliação da oferta de línguas adicionais nos Centros de Línguas do IF Sudeste MG - como o mandarim - e de captação de recursos interinstitucionais, haja vista as instituições estarem abertas a parcerias diversas.
“Percebe-se que a China desponta como um novo destino acadêmico internacional com desenvolvimento de pesquisa de ponta, com custos razoavelmente baixos”, destacou Daniel, apontando o destino como um atrativo para as políticas de internacionalização, de relações internacionais e interinstitucionais no IF Sudeste MG. Isso favorece, segundo o diretor, “o desenvolvimento de programas, de projetos e de ações inovadores e sustentáveis nos nossos campi, incentivados, inicialmente, como discutido na Feira, por meio de palestras em áreas agrárias e industriais e com intercâmbio de metodologias para o desenvolvimento dessas ações”.
Confira as instituições chinesas participantes do evento:
-
Universidade de Pequim
-
Instituto de Tecnologia de Pequim
-
Universidade Médica da Capital
-
Universidade Normal da Capital
-
Colégio de Política para Jovens de Beijing
-
Universidade de Tecnologia do Norte da China
-
Universidade Vocacional de Ciência e Tecnologia de Pequim
-
Segunda Escola Secundária Afiliada à Universidade Normal da Capital
-
Escola Secundária Zhongguancun de Pequim
-
Escola Experimental Afiliada à Escola de Formação de Professores do Distrito de Haidian de Pequim
-
Escola Secundária Afiliada à Universidade Tsinghua – Campus da Rua Xueyuan
-
Escola Yuying de Pequim
-
Escola Secundária Afiliada à Universidade Tsinghua – Zhixin
-
Escola Secundária nº 39 de Pequim