Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 07 > Instituições mineiras vão integrar programa federal que une extensão e participação social
conteúdo

Geral

Instituições mineiras vão integrar programa federal que une extensão e participação social

Diretor de Extensão do IF Sudeste MG representa a instituição em reunião na UFMG, com o secretário nacional Renato Simões

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), representado pelo Diretor de Extensão, Gilson Soares Toledo, participou, no dia 8 de julho, de uma reunião estratégica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Simões.

O encontro reuniu dirigentes de universidades e institutos federais mineiros para apresentar a iniciativa Extensão em Participação Social, que visa fortalecer a presença das instituições públicas de ensino nos territórios onde estão inseridas. Isso se dará por meio de ações extensionistas integradas às demandas sociais, com foco prioritário na região da Bacia do Rio Doce – duramente impactada pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015.

A proposta, que será operacionalizada por meio de edital do CNPq, reconhece a extensão universitária como ponte entre o Estado e as comunidades, valorizando os saberes populares e a escuta ativa dos territórios. Durante o evento, foram destacados os princípios de educação popular, protagonismo comunitário e gestão democrática, que deverão orientar os projetos a serem propostos.

“O IF Sudeste MG possui uma capilaridade territorial importante, com campi em municípios diretamente vinculados à Bacia do Rio Doce, como Manhuaçu, Muriaé e Rio Pomba. Participar dessa articulação reforça nosso compromisso com a transformação social e com o papel da extensão na reconstrução cidadã dos territórios atingidos”, destacou Gilson Soares Toledo.

A reunião também foi marcada pelo acolhimento da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e pelo pró-reitor de Extensão da instituição anfitriã, Glaucinei Rodrigues Corrêa, que ressaltaram o caráter estratégico da política de extensão na implementação de políticas públicas.

O secretário Renato Simões enfatizou que “(...) não há política pública do governo federal que não passe pelas instituições públicas federais de educação”, destacando a importância da escuta social e da construção coletiva. A política, instituída pela Portaria Interministerial nº 192/2025, prevê a instalação de um conselho federal com representantes dos ministérios e dos territórios.

Além do IF Sudeste MG e da UFMG, participaram da reunião representantes das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), Ouro Preto (UFOP), Uberlândia (UFU), Viçosa (UFV), Lavras (UFLA), Alfenas (UNIFAL), Itajubá (UNIFEI), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), do CEFET-MG, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Fundação João Pinheiro (FJP).

Como encaminhamento, está previsto para outubro um seminário regional, com foco na Bacia do Rio Doce, que reunirá universidades, ministérios e movimentos sociais para ouvir as comunidades e potencializar a elaboração de novos editais.

Fotos: ProEx - UFMG