Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 08 > Estudantes do IF Sudeste MG já podem se inscrever para o VIII Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade 2025
conteúdo

Geral

Estudantes do IF Sudeste MG já podem se inscrever para o VIII Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade 2025

Em outubro, representantes do Brasil e da França estarão reunidos sob o tema "Sistemas alimentares e mudanças climáticas”; confira campi e cursos aptos a participar
Imagem de: Freepik

Imagem de: Freepik

Estudantes dos campi Barbacena, Bom Sucesso, Manhuaçu, Muriaé e Rio Pomba têm até 17 de agosto para se candidatar a uma vaga na comitiva que representará o IF Sudeste MG na oitava edição do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade 2025. Promovido a partir de parceria entre a Rede Brasil (França) e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), o evento será realizado no Brasil, de 11 a 25 de outubro de 2025, parcialmente no IF Sudeste MG e, parcialmente, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), confira:

    • 11 a 18 de outubro - Campus Rio Pomba: semana pré-Fórum, com envolvimento entre comitivas, atividades culturais e técnicas, e desenvolvimento de trabalho;

    • 19 a 25 de outubro: Campus Bambuí (IFMG): semana do Fórum, com todas as comitivas em atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos, seminários, e atividades culturais.

O tema central será um dos tópicos mais relevantes e urgentes da atualidade: "Sistemas Alimentares e Mudanças Climáticas: desafios e perspectivas". Além de reunir jovens e pesquisadores para uma troca científica, ambiental e social, o Fórum busca aproximar estudantes da ciência e dos pesquisadores, estimulando vocações científicas e promovendo discussões importantes, enquanto também estimula o protagonismo e a cooperação internacional.

Quem pode participar

A Chamada Simplificada nº 1/2025 da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT) prevê um total de oito vagas, sendo quatro para cursos técnicos e quatro para cursos superiores. 

- Muriaé: 2 vagas (técnicos), sendo 1 para Agroecologia e 1 para Meio Ambiente
- Barbacena: 1 vaga para o Técnico em Agropecuária + 1 vaga para Agronomia
- Manhuaçu: 1 vaga para o Técnico em Cafeicultura + 1 vaga para Agronomia
Bom Sucesso: 1 vaga para Tecnologia em Gestão Ambiental
Rio Pomba: 1 vaga para Agroecologia; Agronomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciência e Tecnologia de Laticínios; e Zootecnia.

Além de estar regularmente matriculado em um dos cursos já citados, o(a) estudante interessado(a) também deverá ter Média Anual (MA) ou Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) de, no mínimo, sete pontos.

A seleção de mobilidade é exclusiva para discentes, contudo, docentes interessados poderão participar da fase realizada em Rio Pomba, que incluirá visitas técnicas aos campi Barbacena e Muriaé.

Custos de participação

O IF Sudeste MG irá custear o deslocamento dos estudantes selecionados até o local de realização do Fórum, bem como a viagem de retorno ao Campus de origem destes participantes. Já as despesas de alojamento, alimentação e deslocamento no local do evento, durante a realização, serão de responsabilidade da organização do Fórum Ciência e Sociedade. 

Inscrições e seleção

Estudantes Interessados(as) deverão reunir a documentação exigida na Chamada 1/2025 e realizar a inscrição por meio deste formulário online, até 17 de agosto. Uma comissão especialmente designada analisará os documentos comprobatórios enviados pelos(as) candidatos(as), tais como certificados de participação em eventos, estágios, cursos etc e fará a classificação de acordo com a pontuação já prevista. O resultado provisório será divulgado em 20 de agosto e o resultado final, no dia 25 do mesmo mês.

Benefícios da participação

Segundo a DRIIT, a participação no Fórum Franco-Brasileiro proporcionará aos estudantes diferentes benefícios, sendo os principais deles:

- Ampliação de Rede de Contatos: contato direto com colegas de outras unidades do IF, além de alunos e professores internacionais, favorecendo a criação de uma rede de contatos acadêmicos e profissionais diversificada;

- Exposição a Temas Globais: participação ativa em um evento acadêmico internacional que discutirá temas de relevância global, como sistemas alimentares e mudanças climáticas, enriquecendo a compreensão sobre desafios contemporâneos;

- Representação Institucional: oportunidade de conhecer a realidade de outro Instituto Federal e atuar como representante institucional, desenvolvendo habilidades de comunicação e liderança;

- Desenvolvimento Intercultural: vivência de momentos de intercâmbio técnico e cultural, que ampliarão seus horizontes de atuação profissional e pessoal, promovendo a compreensão e o respeito a diferentes culturas;

- Aplicação Prática: possibilidade de aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula em discussões e trabalhos práticos, além de compartilhar experiências e aprendizado com outros participantes.