Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 10 > IF Sudeste MG articula parcerias com instituições da França e de Angola
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG articula parcerias com instituições da França e de Angola

Participação em Encontros Institucionais França‑Brasil abre novas possibilidades internacionais para a instituição

A celebração dos 200 anos de laços históricos, culturais e acadêmicos entre Brasil e França mostrou-se uma oportunidade de ampliação de possibilidades internacionais para o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Nos dias 22 e 23 de setembro, a instituição esteve ativamente presente nos Encontros Institucionais França‑Brasil realizados no Rio de Janeiro, onde se reuniram diversas instituições de ensino superior brasileiras e francesas, além de parceiros africanos, em torno de temas como internacionalização, transição ecológica e climática, inovação e inteligência artificial.

O assessor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, Pedro Rocha, foi quem representou a instituição, no intuito de fortalecer parcerias, promover mobilidade acadêmica e discutir desafios contemporâneos relacionados à internacionalização do ensino superior, inovação, sustentabilidade, e intercâmbio científico. Na ocasião, ele promoveu articulações com diferentes parceiros potenciais, entre eles: Avignon Université (França), Université Bourgogne Franche-Comté (França) e Universidade Agostinho Neto (Angola).

Os Encontros França-Brasil fazem parte de uma lista de programas, projetos e ações em comemoração ao bicentenário de relações diplomáticas entre os dois países. Este conjunto de atividades culturais, científicas e acadêmicas é realizado ao longo da chamada “Temporada Brasil/França 2025” que abrange 15 cidades do país, entre agosto e dezembro. 

Contexto e perspectivas para a internacionalização no IF Sudeste MG

O IF Sudeste MG tem buscado reconsolidar a sua política de internacionalização, com destaque para mobilidade acadêmica, parcerias com instituições francesas, oferta de línguas estrangeiras (inclusive francês) e participação em variados programas. Segundo a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, o planejamento de acordos de cooperação entre o Brasil e a França é fundamental para o fortalecimento de relações institucionais entre as duas comunidades. Segundo Pedro Rocha, exemplos do fortalecimento desses programas são: as assinaturas de parceiras com o Centro Internacional de Pesquisa Agronômica (Cirad), renovação de acordos com os liceus agrícolas de Brive e de L'Oise e a participação do IF Sudeste MG no Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França (a realizar-se ainda neste mês de outubro).

Para o assessor, a participação da ARI nos encontros institucionais proporciona numerosos benefícios. Além de fortalecer a visibilidade institucional, favorece a criação de redes de contato acadêmico-institucionais, a mobilidade de estudantes e servidores, projetos de sustentabilidade, de inovação e de agroecologia, e o desenvolvimento de políticas linguísticas, o que preparará as comunidades do IF Sudeste MG e dos municípios um alinhamento às demandas do mundo profissional contemporâneo.