Geral
Proppi promove eventos científicos e capacitação no IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi) do IF Sudeste MG promoveu, no Campus Rio Pomba, uma série de atividades acadêmicas e formativas entre os dias 25 e 27 de novembro. A programação contou com a presença de convidados externos, estudantes, pesquisadores e servidores, reunidos em prol da ciência, da inovação e do fortalecimento institucional.
“As atividades de pesquisa são essenciais para uma formação completa do aluno, auxiliam no olhar investigativo e promovem a inovação. Muitos avanços científicos nasceram de pesquisas feitas em instituições públicas, especialmente nas instituições de ensino”, destacou a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Fabianne Furtado.
O encontro incluiu o XVI Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, o I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, com apresentações de trabalhos acadêmicos, e o I Seminário de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação. A Proppi também promoveu a capacitação da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) do IF Sudeste MG.
Sobre as atividades
Tradicional na instituição, o Simpósio possui caráter regional e tem como objetivo estimular o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico, além de incentivar a iniciação à pesquisa entre estudantes da educação básica, graduação, pós-graduação e servidores do IF Sudeste MG. O evento integra o processo de avaliação dos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica e contou com a presença de avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Seminário de Autoavaliação, por sua vez, compõe o ciclo avaliativo dos cursos de pós-graduação stricto sensu realizado pela CAPES. Além da avaliação externa, a agência estabelece que os próprios programas analisem seu desempenho, identifiquem desafios e proponham estratégias de aprimoramento. Para fortalecer esse processo, é comum que programas convidem avaliadores e docentes de outras instituições, ampliando o diálogo e as possibilidades de desenvolvimento.
Veja como foi a programação completa do XVI Simpósio no link: XVI Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Seminário de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação
Capacitação da Ceua
A capacitação da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) ocorreu com a participação de especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Ceua é responsável por analisar, autorizar e fiscalizar atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais no IF Sudeste MG. A formação proporcionada pela Proppi reforça o compromisso da instituição com padrões éticos, científicos e legais, conforme a Lei nº 11.794/2008 e normas do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea).
A atividade ocorreu pouco após a renovação da autorização de funcionamento da Ceua, registrada no Parecer Concea/MCTI nº 146/2025, publicado em 14 de outubro de 2025. A decisão restabelece formalmente as ações da comissão, suspensas desde outubro de 2024. O processo de regularização foi protocolado em agosto de 2025, após um período de reorganização documental iniciado em maio. A atualização do credenciamento abrange a Reitoria e todos os campi do IF Sudeste MG.




