Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 11 > Campanha Questão de Ética traz parceria inédita para o IF Sudeste MG

Campanha Questão de Ética traz parceria inédita para o IF Sudeste MG

A série está sendo divulgada no Instagram da Universidade Federal de Uberlândia. Este é mais um dos bons resultados alcançados pelo projeto

A campanha "Questão de Ética", que engloba 10 vídeos sobre ética pública divulgados no canal do Youtube do IF Sudeste MG, está sendo veiculada nos canais oficiais da Universidade Federal de Uberlândia. É a primeira vez que um produto audiovisual produzido pelo IF Sudeste MG é veiculado por outra instituição. A série está sendo divulgada no Instagram da universidade (ufu_oficial) desde o dia 7 de novembro.

"Pois são vídeos dinâmicos e ótimos de assistir, que chamam a atenção da comunidade universitária, por serem de fácil entendimento e com uma edição que desvia um pouco do fato de ser um assunto muito sério e que nos faz refletir bastante”, Hellen Caetano, da diretoria de Comunicação da UFU.

Hellen Caetano, da diretoria de Comunicação da UFU, explica que a Comissão de Ética da Universidade procurou a diretoria a fim de fazer um trabalho de divulgação das ações de ética da instituição. E, segunda ela, "foi nesta reunião que os membros da comissão apresentaram os vídeos do IF Sudeste e já gostamos da dinâmica assim que vimos. Pois são vídeos dinâmicos e ótimos de assistir, que chamam a atenção da comunidade universitária, por serem de fácil entendimento e com uma edição que desvia um pouco do fato de ser um assunto muito sério e que nos faz refletir bastante”.

Através da exibição dos vídeos, a UFU pretende apresentar para a comunidade os princípios da ética pública e divulgar a existência da comissão na universidade. O objetivo da exibição dos vídeos na UFU assemelha-se, portanto, à razão pela qual a série “Questão de Ética” nasceu, como já foi explicado em matéria anterior:

A ideia surgiu de uma análise coletiva dos membros da Comissão de Ética do IF Sudeste MG, tendo como motivação a percepção de que os valores éticos e as normas éticas que regem o funcionalismo público precisavam ser comunicados com mais clareza à comunidade acadêmica. Além disso, havia a intenção de tornar a Comissão de Ética Local mais visível e próxima da comunidade: docentes, TAES, terceirizados e discentes, tendo em vista a estrutura multicampi do IF Sudeste MG.

Bons Resultados

A parceria é mais um dos bons resultados alcançados pela série. “Questão de Ética” foi uma das duas iniciativas do IF Sudeste MG selecionadas entre os relatos de experiências exitosas aprovados para apresentação na REDITEC 2022, que aconteceu no início deste mês, no Instituto Federal do Pará (IFPA).

Em 2020, o projeto ficou em primeiro lugar na categoria “A” do VI Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética. O concurso, promovido no âmbito do Poder Executivo Federal, foi uma iniciativa da Comissão de Ética Pública – CEP, coordenada por sua Secretaria Executiva. A ação teve como um dos seus objetivos promover a difusão e o intercâmbio de práticas de educação para a ética bem sucedidas de lavra das Comissões de Ética dos órgãos e entidades que integram o Poder Executivo federal.

Além disso, a série alcançou bons resultados de visualização. Louise Moraes, técnica em audiovisual da Reitoria do IF Sudeste MG e coordenadora da campanha, traz alguns números que demonstram o impacto gerado pelo Questão de Ética:

“Junto à nossa comunidade interna tivemos uma grande adesão à campanha. No Youtube, os 10 episódios totalizam 7.763 visualizações até o momento*, o episódio piloto alcançou 2.200 visualizações, e o 9° episódio, sobre Assédio Moral, teve grande interesse de nossa comunidade, com 975 visualizações e um alcance na plataforma de mais de 9 mil "impressões" (ou seja, o próprio Youtube considerou o conteúdo relevante e indicou para outros usuários da plataforma e não apenas para os inscritos no canal do IF Sudeste MG)”, comemora Louise.

(*Números do dia 27 de outubro de 2022)

Outros números trazidos por Louise, oriundos de uma pesquisa feita através do e-mail institucional, mostram o sucesso da série entre os servidores: Foram 89 respostas obtidas. Entre os respondentes, 42% afirmaram ter assistido a todos os 10 episódios, 97% afirmaram que os assuntos abordados na campanha foram relevantes e 96% considerou a linguagem utilizada nos vídeos de fácil compreensão. No campo de críticas e sugestões, a equipe recebeu comentários como: "Continuem, por favor. Acredito que há muitos temas ainda que eu não conheço e que são importantes. O modelo de apresentação que a equipe encontrou foi extremamente atrativo para mim."; "Parabéns a todos e todas envolvidos na campanha Questão de Ética!”, entre outros.

Coordenação: Louise Moraes

Apresentação: Elder Stroppa

Roteiro, Produção, Direção, Iluminação, Cenário, Edição, Motion Design, Finalização: Alexandre Vargas Tavares de Jesus e Louise Moraes

Pesquisa e estruturação dos Temas, Revisão dos episódios - Membros da Comissão de Ética: Alessandra Furtado Fernandes; Elder Stroppa; Márcio Hipólito de Abreu; Rafael Bitencourt Carvalhaes; Januário Fernandes Costa Neto; Cíntia Caroline de Oliveira; Cassiane dos Santos Alves

Identidade Visual e Logo: Hannah B. Hammoud

Textos da campanha: Fernanda Coelho da Silva Castro e Louise Moraes

Clique aqui para ver os vídeos do Questão de Ética.