Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > Processo Seletivo 2023/01: Período para solicitar a isenção está acabando!

Processo Seletivo 2023/01: Período para solicitar a isenção está acabando!

A gratuidade da taxa de inscrição pode ser solicitada até o dia 12 de setembro. Saiba quem pode solicitar e como fazer

Foi publicado o edital de isenção do Processo Seletivo do IF Sudeste MG para o primeiro semestre de 2023. Entre 29 de agosto e 12 de setembro, estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Fundamental ou Médio, conforme a modalidade, ou estudaram com bolsa integral podem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição.

A isenção pode ser solicitada para as modalidades de cursos Técnicos Integrados, de Graduação e de Pós-graduação. Não será cobrada taxa de inscrição para participação nos cursos técnicos proeja, concomitante/subsequente, subsequente e especialização técnica.

Quem pode solicitar?

Cursos Técnicos Integrados

Pode solicitar a isenção o candidato que tiver cursado integralmente o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou instituição filantrópica: para quem quer ingressar nos cursos Técnicos Integrados.

Cursos de Graduação e Cursos de Pós-graduação

Pode solicitar a isenção o candidato que tiver cursado todas as séries do Ensino Médio (1º ao 3º ano) em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou instituição filantrópica: para quem quer ingressar em cursos de Graduação e cursos de Pós-graduação.

Como solicitar?

A isenção pode ser solicitada de forma on-line, a partir de 29 de agosto, através do preenchimento do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelLDg8plPE0a2Bs7WpIDE2Os2AtEgiXnyh4xKGteb5dofbIQ/closedform, ou de forma presencial, através do comparecimento a uma das nossas dez unidades. Os endereços e horários estão disponíveis no edital, conforme o quadro abaixo:

Local Endereço  Horário (de segunda a sexta - exceto feriados e recessos escolares)
Campus Barbacena Rua Monsenhor José Augusto, nº 203, Bairro São José, Prédio Anexo – Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação - Barbacena, MG, CEP: 36205-018. (Antiga casa do Diretor) De 15:00 às 19:00
Campus Bom Sucesso Rua Dona Celuta Mourão Monteiro S/nº Bairro Centro, Bom Sucesso, MG, CEP: 37220-000 (Escola Municipal Protásio Guimarães - acesso pelo portão de baixo) De 14:00 às 19:00,
Campus Cataguases Chácara Granjaria, s/n°, Granjaria, Cataguases, MG, CEP: 36.773-563 (Referência: “Colégio Cataguases”) De 13:00 às 16:00 e de 18:00 às 21:00
Campus Juiz de Fora Rua Bernardo Mascarenhas, nº 1283, Bairro Fábrica, Juiz de Fora, MG, CEP: 36080-001. (Em frente à Secretaria de Registros Acadêmicos - Bloco administrativo - 2º andar) De 10:00 às 13:00 e de 14:00 às 17:00,
Campus Manhuaçu Rodovia BR 116 – KM 589,8, Distrito Realeza, Manhuaçu, MG, CEP: 36909-300 De 14:00 às 19:00
Campus Muriaé Av. Monteiro de Castro, nº 550, Bairro Barra Muriaé, MG, CEP: 36884-036. De 15:00 às 18:00
Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº, Bairro Lindo Vale, Rio Pomba, MG, CEP: 36180- 000. (Prédio Central) De 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00
Campus Santos Dumont Rua Técnico Panamá, Nº 45, Bairro Quarto Depósito, Santos Dumont, MG, CEP: 36.240-000. De 14:00 às 20:00
Campus São João del-Rei Rua Américo Davim Filho, s/nº, bairro Vila São Paulo, São João del-Rei, MG, CEP: 36.301-358

De 09:00 às 18:00

Campus Avançado Ubá Rodovia MGT 265, KM 83, R. Ubá, S/Nº - Horto Florestal, Ubá/MG, CEP 36500-971

De 9:00 às 11:00 e de 14:00 às 19:00

Quais documentos são necessários?

Para se inscrever o candidato precisa de cópia do CPF do próprio candidato, ou seja, não será permitida a utilização de CPF de terceiros, e de Histórico Escolar ou Declaração da Escola. Os documentos não precisam estar autenticados.

Resultados

A lista dos pedidos de isenção deferidos será divulgada no dia 22 de setembro. Entre 23 e 26 de setembro, o candidato que não concordar com o resultado poderá entrar com recurso e o Resultado Definitivo será publicado no dia 29 de setembro.

Cursos

Serão ofertadas mais de 4000 vagas em cerca de 100 cursos de diferente modalidades: Técnico Integrado, Técnico Concomitante/Subsequente, Técnico Proeja, Graduação, Pós-graduação e Especialização Técnica. A lista de cursos e vagas por cursos será conhecida no dia 26 de setembro. Enquanto isso, você pode saber mais sobre cursos ofertados em processos seletivos anteriores na aba "cursos" da página de cada unidade do IF Sudeste MG. Navegue nas nossas unidades através do link: https://www.ifsudestemg.edu.br/institucional/unidades

No Processo Seletivo do 1º semestre de 2023, serão ofertados cursos nos Campi Barbacena (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Bom Sucesso (cursos técnicos e graduação), Cataguases (cursos técnicos e pós-graduação), Juiz de Fora (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Manhuaçu (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Muriaé (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Rio Pomba (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Santos Dumont (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), São João del-Rei (cursos técnicos, especialização técnica, graduação e pós-graduação) e Ubá (cursos técnicos).

Importante

Todos os cursos oferecidos pelo IF Sudeste MG são 100% gratuitos. O único valor cobrado, e apenas em algumas modalidades, é a taxa de inscrição.

A isenção não garante a inscrição do candidato no Processo Seletivo. Portanto, todos precisam fazer a inscrição, aqueles que vão pagar taxa e aqueles que conseguiram a isenção.

O site do Processo Seletivo – www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo – é o meio oficial de divulgação das informações deste edital.