Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Na semana do Dia Internacional da Mulher, conheça as ações do IF Sudeste MG!
conteúdo

Geral

Na semana do Dia Internacional da Mulher, conheça as ações do IF Sudeste MG!

Conheça o Trabalho do IF Sudeste MG em relação a Ações Afirmativas para as mulheres e a opinião de algumas delas sobre machismo e trabalho.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Pratodosverem: arte em tons de lilás. Na parte esquerda, há a silhueta da cabeça de uma mulher. O desenho é composto por outras silhuetas de cabeças de mulheres, em tamanho menor, simbolizando a multiplicidade feminina. Na primeira metade do lado direito, há a expressão "Mulheres múltiplas, 8 de março", e, embaixo, centralizada, a frase: "IF Sudeste MG celebra Dia Internacional da Mulher".

#Pratodosverem: Pratodosverem: arte em tons de lilás. Na parte esquerda, há a silhueta da cabeça de uma mulher. O desenho é composto por outras silhuetas de cabeças de mulheres, em tamanho menor, simbolizando a multiplicidade feminina. Na primeira metade do lado direito, há a expressão "Mulheres múltiplas, 8 de março", e, embaixo, centralizada, a frase: "IF Sudeste MG celebra Dia Internacional da Mulher".

A sobrecarga de trabalho doméstico nas mulheres, as disparidades salariais, os assédios e a violência doméstica são apenas alguns dos muitos fatores que justificam que as questões relacionadas ao feminino e ao machismo continuem a ser discutidas em todas as esferas, especialmente nos ambientes de produção de conhecimento. No IF Sudeste MG, há o Subgrupo de Trabalho de Mulheres. Luísa Marge de Sousa, coordenadora deste subgrupo, relata que em 2019 a Diretoria de Apoio ao Discente criou o Grupo de Trabalho para estudo, reflexão, troca de experiências e realização de atividades referentes às Ações Afirmativas, um trabalho realizado pela Reitoria e pelos campi do IF Sudeste MG. O GT é presidido pelo Professor Urias Couto Gonçalves.

O referido grupo teve como objetivo inicial buscar em cada Campus profissionais e atividades relacionados às Ações Afirmativas. “A intenção era que, ao reunir alguns desses servidores, pudéssemos estimular e ampliar cada vez mais estas ações no IF Sudeste MG”, explica Luísa.

A intenção se concretizou, e, em meados de 2020, o GT foi subdividido em 3 frentes de trabalho: LGBTIQ+; negros; indígenas e quilombolas; e mulheres. “O objetivo a partir daí era continuar executando os trabalhos em grupo, mas acreditávamos que esta subdivisão facilitaria o enfoque nestes respectivos assuntos”, afirma a coordenadora. E parece que vem funcionando: “Estou neste subgrupo que trabalha com Ações Afirmativas relacionadas às mulheres desde o seu início, e, juntamente com os demais membros, realizamos estudos e ações que visam fortalecer essa política em nossa instituição”, explica.

O Subgrupo Mulheres

O GT realiza reuniões periodicamente para compartilhar informações entre seus membros e criar novos planos de trabalho. O objetivo é compartilhar conhecimento e buscar o fortalecimento dessa política na instituição, consolidando cada vez mais as ações afirmativas para mulheres no IF Sudeste MG.

Para Luísa , o machismo existe mesmo dentro das instituições de ensino, mas, por outro lado, ela acredita que através da educação podemos mudar essa história: "O privilégio de estarmos na área da educação é que podemos trabalhar para essa mudança, pois é o local onde acontece a maior parte do aprendizado das pessoas. Através da educação, podemos intervir em vários aspectos para a diminuição do machismo. O machismo pode ser desconstruído de uma forma bem simples, mostrando o real valor de todos e rompendo com a cultura do autoritarismo comumente vivida em nosso dia a dia”, analisa ela.

"Atuar no GT de Ações Afirmativas me traz muita alegria: Lá eu posso colaborar para o desenvolvimento de atividades que ratificam a importância da mulher na sociedade, tentamos mostrar todos os aspectos que fazem parte das dificuldades que as mulheres enfrentam, E não podemos nos esquecer do importantíssimo papel da mulher nesse período de pandemia; mostrar para as pessoas todas essas responsabilidades presentes na vida da mulher e a importância de se valorizar tudo isso é um dos objetivos do meu trabalho".

Luísa Marge de Sousa, assistente social da Reitoria

e coordenadora do Subgrupo Mulheres

Nesta semana do Dia Internacional da Mulher, o Subgrupo Mulheres e o IF Sudeste MG celebram a oportunidade de dar espaço para mulheres da comunidade do instituto poderem se expressar. O IF está em consonância com a proposta do Subgrupo, que, segundo Luísa, "será sempre mostrar à sociedade os valores, as responsabilidades e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres":

Voz de mulher

 

"Para mim, ser mulher na pesquisa vai muito além da alegria de poder desenvolver meu potencial e fazer o que realmente gosto. Significa, além disso, poder projetar a minha voz e servir como um instrumento sonoro a todas aquelas que, por anos, têm sido caladas de diversas formas. Nesse sentido, ser pesquisadora significa realizar e me realizar. E sou muito grata ao IF Sudeste MG por me permitir fazer isso. 

Talita Lara Carvalho, professora e pesquisadora do Campus Avançado Bom Sucesso. 

 

Mulher no comando

"Vejo que o caminho para nós mulheres estarmos à frente de cargos de liderança/gestão ainda continua sendo mais desafiador porque diversas questões históricas, culturais e sociais se fazem presentes. Ao mesmo tempo é notório que a gestão da instituição ganha muito em flexibilidade, engajamento e diversidade das ideias com maior número de servidoras em cargos de liderança, favorecendo assim o aumento da criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras. A inclusão e diversidade são essenciais hoje na boa condução de uma instituição. A realidade ainda fica aquém do desejado: ainda temos poucas mulheres ocupando cargo de gestão, inclusive em nossa instituição. Acredito que ter visões distintas, independente do gênero, sobre um mesmo tema e situação, ajuda a encontrar caminhos que sejam mais sustentáveis no longo prazo. E fico na expectativa e no comprometimento, no que me couber, em trazer mais lideranças femininas para cargos de gestão no IF Sudeste MG".

Raquel Fernandes,  diretora de extensão do Campus Juiz de Fora.

 

Caso você, aluna ou servidora do instituto, queira participar de um dos três subgrupos do GT de Ações Afirmativas, manifeste seu interesse através do email: acoesafirmativas@ifsudestemg.edu.br.