Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Novo reitor toma posse em Brasília e já participa de reuniões
conteúdo

Destaque

Novo reitor toma posse em Brasília e já participa de reuniões

André Diniz de Oliveira, novo reitor do IF Sudeste MG, tomou posse no dia 4 de maio, em Brasília, onde cumpriu agenda de importantes reuniões.

No dia 4 de maio, o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz de Oliveira, foi à Brasilia para a cerimônia de posse. Devido à pandemia de Covid- 19, o evento foi simples, rápido e com poucas pessoas.

O ministro da educação, Milton Ribeiro, e o reitor, André Diniz, seguram o termo de posse.

O ministro da educação, Milton Ribeiro, falou algumas palavras, e, em seguida, se deu a assinatura do termo de posse. Além do ministro e de André, estiveram presentes o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau, o diretor de desenvolvimento da Rede Federal, Kedson Raul de Souza Lima e dois assessores.

Iniciando os trabalhos

Devidamente empossado, o reitor aproveitou a viagem e participou de reuniões que discutiram pontos sensíveis e estratégicos para o IF Sudeste MG:

Reunião com a Setec

A primeira delas foi uma importante reunião com a Setec, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, representada pelo secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau; o diretor de desenvolvimento da Rede Federal, Kedson Raul de Souza Lima; e o reitor, André Diniz. O encontro serviu para demonstrar o tamanho do IF Sudeste MG e destacar a sua atuação durante a pandemia de Covid-19; apresentar os compromissos da nova gestão; e levantar e discutir preocupações com os cortes orçamentários.

O IF Sudeste MG 

Na ocasião, o reitor apresentou o IF Sudeste MG como um instituto que conta com mais de 13 mil matrículas em seus 133 cursos entre educação básica, graduação, e pós-graduação; que vão da área de cafeicultura até a área ferroviária; setores agrícolas, industriais e de serviço. André ressaltou que a instituição abrange uma região de mais de um milhão e duzentas mil pessoas; tem 24 grupos de pesquisa, 2048 bolsas de iniciação científica entre 2010 e 2019; e mais de 750 publicações de trabalhos científicos entre 2017 e 2020.

O novo reitor destacou a atuação do IF Sudeste MG durante a pandemia de Covid-19: “O instituto aproximou-se sobremaneira das nossas comunidades, produzindo desde material de higienização e proteção para diversas outras instituições até a implementação da Cápsulas Vanessa para tratamento de pacientes com Covid-19; 30 ações contempladas, 275 servidores envolvidos, 96 mil pessoas atingidas, 13 instituições parceiras e 317 mil reais investidos”.

Compromissos da nova gestão

André afirmou que a intenção é que o IF Sudeste MG continue cada vez maior e mais forte, e, para que isso seja possível, afirmou que a gestão que se inicia se compromete, entre tantas outras coisas, com:

• o redimensionamento e a otimização do trabalho administrativo a partir da regulamentação das atividades dos setores, do trabalho colaborativo, do teletrabalho e da jornada flexibilizada;

• a concretização da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, da integração da educação que ofertamos, da verticalização, da curricularização da extensão e da pesquisa;

• a efetivação do Plano de Permanência e Êxito e o fortalecimento essencial da Assistência Estudantil;

• o enfrentamento deste contexto de (pós)pandemia a partir da discussão efetiva do ensino remoto emergencial, do planejamento e do acolhimento das pessoas e de suas necessidades;

• o deslocamento do eixo estratégico para as unidades, como forma de estabelecer uma democracia desde o início dos processos;

• o orçamento participativo, a partir da reitoria.

Todos estes compromissos firmados pelo reitor serão perpassados, segundo ele, por “uma postura dialógica, entendendo as peculiaridades de cada unidade e dando a elas e a seus servidores condições máximas de lutar pelos seus interesses”, garante André.

Preocupações

O reitor apontou duas grandes questões que têm causado preocupação, ambas relacionadas ao orçamento: a primeira delas é quanto ao orçamento destinado à assistência estudantil. André ponderou que, especialmente neste momento de pandemia e de Ensino Remoto, as bolsas de auxílio emergencial, auxílio internet e compras de equipamentos são fundamentais, mas, diante do corte de cerca de 25% em comparação ao orçamento do ano passado, o reitor afirma temer que não seja possível manter os números de bolsas concedidas até então.

A segunda preocupação em relação ao orçamento diz respeito às obras que estão em andamento e que devido ao aumento dos preços dos materiais de construção, exigem aditivos orçamentários.

Reunião com a Coordenação-geral de desenvolvimento de pessoas da Rede Federal

Em uma outra reunião, André tratou com a coordenadora-geral de desenvolvimento de pessoas da Rede Federal, Silvilene Souza da Silva, as principais questões relacionadas à gestão de pessoas em nosso instituto.

André Diniz e Silvilene Souza da Silva

Reunião com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior

O reitor participou ainda de reuniões na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), em que questões relacionadas ao recredenciamento institucional, que está em andamento na nossa instituição, foram discutidas. A reunião pretendia esclarecer questões que estavam atravancando este processo. Tais questões foram resolvidas e o processo de recredenciamento retomou o fluxo normal. Paulo Roberto Araujo de Almeida, secretário de regulação e supervisão da educação Superior (SERES) e Anderson Jamil Abrahão, diretor de política regulatória do MEC, participaram da reunião.   

Paulo Roberto Araujo de Almeida, André Diniz e Anderson Jamil Abrahão

Posse Simbólica

Na próxima terça-feira (18), às 18h, a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG vai assistir à cerimônia simbólica da transmissão de cargo de reitor e posse de diretores-gerais de sete campi da instituição. Despede-se o professor Charles Okama de Souza, responsável pela gestão entre 2017 e 2021, dando lugar ao professor André Diniz de Oliveira, eleito reitor a partir de processo democrático (homologado em 28 de dezembro de 2020) que o torna apto a gerir a instituição multicampi até o ano de 2025. O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do IF Sudeste MG no Youtube (@IFSudesteMGVideos), simbolizando a mudança que ocorreu, oficialmente, de 26 para 27 de abril de 2021.