Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > PROEX publica edital de apoio às ações extensionistas dos NEABIs dos campi

PROEX publica edital de apoio às ações extensionistas dos NEABIs dos campi

Iniciativa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas via Programa de Extensão
#Pratodosverem: Imagem de divulgação do edital: com fundo branco e desenhos feitos a grafite e relacionados ao café. No canto inferior direito, uma mão negra segura um lápis amarelo, finalizando os desenhos. No canto esquerdo, há a expressão "Programa 'O Brasil é o café e o café é o negro'", em amarelo, seguida pela expressão: "Confira o edital para ações especificadas dos NEABIS", em preto, e, por fim, "Inscrições de 10/0 a 08/04", em vermelho.

A Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG publicou, nesta terça-feira (15), o edital para adesão dos dez NEABIs dos campi do IF Sudeste MG. A finalidade do Edital PROEX N° 02/2022 é apoiar o desenvolvimento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) dos campi do IF Sudeste MG, no âmbito do programa de extensão “O Brasil é o café e o café é o negro: políticas extensionistas em prol do protagonismo negro, letramento racial em diálogo com o setor cafeeiro”. O programa é voltado para a criação de espaços formativos e busca dar visibilidade à contribuição da população negra na construção da sociedade brasileira e, em especial, para a cadeia produtiva do café, através de ações realizadas por meio do diálogo com pequenos produtores, cooperativas, famílias, jovens, instituições da sociedade civil e escolas públicas das regiões de atuação do IF Sudeste MG.

Por meio das ações de extensão submetidas, o referido programa buscará atingir os objetivos elencados a seguir: fornecer material (livros) com produções literárias, acadêmicas e científicas sobre as relações étnico-raciais; desenvolver espaços formativos direcionados ao letramento racial e reconhecimento da alteridade; fomentar e apoiar as organizações de cafeicultores, principalmente familiares, por meio de capacitações técnicas e de economia solidária; promover e fomentar a realização de estágios, por estudantes, em empreendimentos relacionados à cafeicultura; produzir material audiovisual com conteúdo voltado para relatos de vida e experiências de pessoas negras ligadas à cafeicultura, e relatos demonstrando o protagonismo negro na sociedade brasileira; promover a realização de um momento de trocas interculturais (intercâmbio cultural) entre os sujeitos envolvidos em todas as etapas do projeto; promover políticas de ações afirmativas na seleção de estudantes.

De acordo com o Edital PROEX N° 02/2022, somente os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) dos campi do IF Sudeste MG serão elegíveis para aderirem a esse programa de extensão. As adesões serão realizadas por meio da apresentação de propostas de ações de extensão, que deverão ser cadastradas no SIGAA/Módulo Extensão, pelos membros servidores que integram os NEABIs (professores e técnico-administrativos), conforme orientações do edital.

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Os NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) são os núcleos de coordenação, planejamento, assessoramento e monitoramento de ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na temática das identidades e relações étnico-raciais das populações afrodescendentes, remanescentes quilombolas, remanescentes indígenas e indígenas. Foram criados em 2020 e estão presentes nos campi Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei, Bom Sucesso e Ubá.  Atuam como multiplicadores de educação para a convivência e respeito da diversidade, contribuindo para a equidade racial e promoção da Educação das relações étnico-raciais.

Recursos para o desenvolvimento das ações do programa

Os recursos alocados para financiamento deste edital são decorrentes da candidatura e aprovação do IF Sudeste MG na EMENDA GERAL, processo aberto e participativo para destinação de emendas parlamentares individuais da deputada federal Áurea Carolina na Câmara dos Deputados, referente à LOA 2022. Das 242 propostas submetidas, o projeto do IF Sudeste MG, apresentado pela professora Rosana Machado de Souza, foi um dos 39 selecionados para serem contemplados com os recursos financeiros. (disponível em: aureacarolina.com.br/emendas/2021).

Acesse aqui o edital.