Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 05 > Artigo de professora do Campus relata história da internacionalização no IF

Artigo de professora do Campus relata história da internacionalização no IF

Texto relata pioneirismo do Campus Rio Pomba nas parcerias com instituições estrangeiras, além da consolidação do projeto por meio do Ciência sem Fronteiras.

Livro sobre internacionalização
Flávia Dutra é uma das autoras do texto que relata a história da internacionalização no IF.

A história da internacionalização do IF Sudeste MG foi parar nas páginas de um livro. A professora de inglês do Campus Rio Pomba e primeira assessora de Relações Internacionais do IF, Flávia Dutra, escreveu, ao lado do também ex-assessor, Wagner Belo, um artigo para a obra “A internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: fundamentos, ações e perspectivas”. No texto “A internacionalização no IF Sudeste de Minas Gerais: da origem ao desenvolvimento das ações”, eles relatam como a instituição conseguiu criar laços com instituições estrangeiras, ofertando chances de intercâmbio aos alunos.

Flávia lembra que o Campus Rio Pomba foi o pioneiro nesta modalidade. “Quando assumi a Assessoria, não havia documentação nas unidades a respeito da internacionalização. Na busca dos registros no antigo CIEC (Centro Integrado Escola Comunidade), agora Diretoria de Extensão, descobri que o primeiro contato com uma instituição internacional começou com o curso de Tecnologia em Laticínios na época do Cefet.”

Porém, de acordo com a professora, as parcerias não seguiam tantas formalidades. “Só conseguimos um aporte melhor na área da internacionalização em 2011 com a criação do Ciência sem Fronteiras.”

Hoje o IF Sudeste MG conta com o programa IF Internacional, que oferta a oportunidade de estudantes de todos os cursos de graduação da instituição terem uma experiência no exterior. Somente neste ano, mais de 20 alunos de Rio Pomba foram para Portugal, Rússia e Bélgica.

Livro

Apesar de o livro ter sido lançado oficialmente em 2018, somente nesta semana, Flávia teve a oportunidade de folhear a obra pela primeira vez. Ela recebeu seus exemplares enviados pela organizadora Iandra Maria Coelho, do Instituto Federal do Amazonas. Além da história do IF Sudeste MG, os autores relatam casos de sucesso do IFRN, IFF e IFSC.

Os interessados podem adquirir o livro no site da editora Pontes.