Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 05 > Pesquisa sobre saúde do idoso é premiada na Universidade Federal de Viçosa

Pesquisa sobre saúde do idoso é premiada na Universidade Federal de Viçosa

Projeto de autoria de Natália Rodrigues Reis e Henrique Novais Mansur ficou com o terceiro lugar na II Jornada de Atenção à Saúde Cardiovascular.

Foto: Arquivo pessoal

saude-do-idoso.jpg

Uma pesquisa desenvolvida no Campus Rio Pomba conquistou o terceiro lugar na II Jornada de Atenção à Saúde Cardiovascular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizada nos dias 17 e 18. O trabalho “Atenção primária à saúde: sensibilidade e especificidade do SARC-F no diagnóstico de sarcopenia em idosos”, desenvolvido pela licenciada em Educação Física Natália Rodrigues dos Reis e coordenado pelo professor Henrique Novais Mansur, concorreu com outros 40 projetos. “Estou muito feliz com o desempenho acadêmico de nossos egressos”, avaliou o docente.

A proposta premiada foi originada do projeto “Rastreio, diagnóstico e reabilitação da fragilidade e sarcopenia em idosos de Rio Pomba”. Financiada pela Fapemig e em parceria com a Secretaria de Saúde, a equipe faz um levantamento sobre a saúde de pessoas com mais de 65 anos. Os membros aplicam questionários e fazem avaliações físicas nos participantes da pesquisa. “Estamos percebendo, até o momento, um percentual um pouco acima da média nacional de idosos frágeis e com baixa massa, força e/ou função muscular”, avaliou Henrique.