Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 06 > Mais de mil estudantes da região participam de Mostra de Cursos e Profissões

Mais de mil estudantes da região participam de Mostra de Cursos e Profissões

Evento apresentou infraestrutura da unidade e também um pouco do que é aprendido em sala de aula e nos laboratórios.

Mais de mil estudantes da região estiveram no Campus Rio Pomba na última semana. Durante a 2ª edição da Mostra de Cursos e Profissões, eles puderam conhecer um pouco das formações ofertadas na unidade e também da produção técnico-científica de nossos alunos. O evento foi realizado nos dias 12 e 13. “Estamos recebendo feedback de escolas parabenizando pelo evento e ressaltando a sua importância para ajudar os adolescentes e jovens a escolher uma profissão. E ainda temos a questão da divulgação dos nossos cursos para os municípios circunvizinhos, que é de grande importância para o desenvolvimento e êxito do nosso campus”, avaliou a diretora de Extensão e responsável pelo evento, Elisete Reis.

Mostra de Cursos e Profissões

Cada um dos departamentos teve um espaço na Quadra Poliesportiva para demonstrar a área em que atuam. Agricultura e Ambiente levou espécies de plantas e animais, como cobras e insetos, além de maquetes sobre plantações e equipamentos. Este cenário chamou a atenção de Tatiane Helena Loures, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Sena Figueiredo, de Mercês. “Eu gostei daquela parte que estava apresentando os grãos. Achei interessante”.

Mostra de Cursos e Profissões

O Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística levou um gerador de Van de Graaff, uma esfera eletrostática, que deixou os visitantes, literalmente, de cabelo em pé. Ciência da Computação transportou as pessoas para outra dimensão, colocando-os dentro de uma montanha russa virtual. Os estudantes de Educação Física trouxeram a aventura por meio de partidas de esportes coletivos, como vôlei.

Mostra de Cursos e Profissões

O Departamento de Educação apresentou painel com seus projetos e criou um quiz de questões com os temas que caem no Enem. Também teve jogo com a equipe de Ciências Gerenciais. A cada resposta certa a perguntas que envolviam conhecimentos gerais e dos cursos de Direito, Administração, Segurança do Trabalho e Vendas, os visitantes andavam uma casa no tabuleiro desenhado no chão da quadra. Eles também contaram com a apresentação do Corpo de Bombeiros sobre equipamentos de segurança.

Mostra de Cursos e Profissões

Os Departamentos Acadêmicos de Zootecnia e de Ciência e Tecnologia de Alimentos, além de exporem experimentos na quadra, também levaram os visitantes para conhecerem suas instalações. Os estudantes puderam ver como funcionam os laboratórios e também as criações de animais. “Estou achando o passeio muito bom”, analisou Lavínia Mendonça, 17, da Escola Estadual Mariana de Paula, de Guidoval, enquanto percorria os corredores do DCTA. “É tudo muito interessante e diferente do que estamos acostumados”, completou a colega Laressa Castro, 17.

Mostra de Cursos e Profissões

Claudemir José dos Santos foi o professor responsável por levar as jovens ao evento. Ele é ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática Campus Rio Pomba. “Muitos desses estudantes não conhecem a estrutura que o IF oferta. Sabem apenas das universidades. Quando chegam aqui ficam surpresos. Acho este tipo de evento válido para poder apresentar tudo que é feito no campus”, analisou, contando que a visita do ano passado foi importante para que um de seus alunos optasse por fazer Zootecnia em Rio Pomba.

Veja mais fotos no álbum do Facebook