Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 08 > Campus é vencedor municipal no Torneio Leiteiro da Exposição Agropecuária de Rio Pomba

Destaque

A vaca Forasteira ficou com o primeiro lugar municipal e o terceiro regional. Ela produziu 210,188kg de leite durante o evento.

#Pratodosverem: Em primeiro plano, aparecem quatro troféus da Exposição, distribuídos lado a lado. Eles estão no chão. Ao fundo, é possível ver patas das vacas no curral.

O Campus mais vez fez bonito na Exposição Agropecuária de Rio Pomba. A equipe da unidade ficou com o primeiro e segundo lugares municipal e terceiro regional no Torneio Leiteiro. A vaca Forasteira foi o destaque da instituição. Ela teve produção total de 210,188kg (média de 70,3kg/dia), ficando com o título municipal e o terceiro lugar regional. A vaca Helena, que ficou em segundo lugar, produziu 199,914kg de leite (média de 66,6kg/dia). A Exposição Agropecuária foi realizada entre os dias 21 e 25 de agosto.

Para o professor do Departamento Acadêmico de Zootecnia e um dos integrantes da equipe, Rafael Teixeira, o resultado mostra a qualidade do gado criado no Campus, sendo compatível geneticamente com os melhores do Brasil. “Além disso, a participação na Exposição Agropecuária de Rio Pomba vai ao encontro dos princípios dos Institutos Federais que é a integração regional. O Campus Rio Pomba mostra aos produtores do município e região que é possível produzir adequadamente fazendo um bom trabalho técnico”.

Preparação

Os estudantes de Zootecnia Bhremer Pereira, Gabriella Mota, Guilherme Lopes, Jhonatas Camargo, José Maria, Lorena Reis, Mateus Amóglia, Mateus Inácio e Ricardo Augusto foram os responsáveis pela preparação dos animais para a competição. Ao lado dos servidores do Departamento, Ricardo, José Arcínio e Eduardo, eles iniciaram os trabalhos em junho, selecionando os animais com potencial para participar da competição.

“Nesse período fomos responsáveis pela segurança, alimentação, ordenhas, sanidade, além da limpeza e manutenção do local onde separamos esses animais. Aprendemos sobre a adaptação das vacas para uma rotina extremamente exigente e de alta produção”, lembra Lorena, explicando que, agora, farão o processo de readaptação dos animais para a rotina comum.

#Pratodosverem: Várias vacas estão em um curral com as cabeças em recipiente de alimentação.

Conhecimento

Ela conta que a participação na exposição foi uma forma de agregar conhecimento, além de ser um momento de demonstrar o profissionalismo adquirido no curso. “É um evento que nos traz inúmeras oportunidades de aprendizagem. Nós, alunos, tomávamos as decisões e desenvolvíamos todas as atividades necessárias. Lá no torneio, passamos por altos e baixos, tivemos imprevistos com os animais, precisamos frear um pouco o aumento da produção para cuidar da saúde das vacas e isso comprometeu o desempenho. Mesmo com essa situação, conseguimos um resultado muito satisfatório. Quando acabou o Torneio Leiteiro, tivemos a sensação de dever cumprido. Ficamos muito felizes em representar a escola nessa conquista”.

Rafael também analisa positivamente a participação dos jovens na exposição e considera essencial este envolvimento dos estudantes na parte prática ainda durante o curso. “É normal a gente chegar ao fim de uma graduação com a sensação de que ainda não estamos preparados. O caminho para contornar este problema é justamente se envolver profundamente na área que você pretende atuar. Assim, estes estudantes que fizeram um excelente trabalho. Vão sair muito mais preparados para os desafios profissionais”.