Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 08 > Campus Rio Pomba: há 57 anos desenvolvendo a nobre tarefa de educar

Campus Rio Pomba: há 57 anos desenvolvendo a nobre tarefa de educar

Unidade foi criada no dia 16 de agosto de 1962 como Escola Agrícola de Rio Pomba. Hoje oferta cursos técnicos e superiores.

Dia 16 de agosto é uma data especial para o Campus Rio Pomba. Neste dia, há 57 anos, iniciava-se oficialmente a história desta instituição de ensino voltada para a formação de profissionais de nível técnico e superior. A Escola Agrícola de Rio Pomba deu origem ao que hoje podemos ver em nossa unidade.

Ao fundo, a imagem do frente do Prédio Central. A entrada é formada por escada de poucos degraus. Aos lados, latas de lixos coloridas. No topo da escada, pilares e o portão aberto. Nas laterais do prédio, janelas com toldos verdes. À direita e à esquerda, jardim com árvores.

Inicialmente, o objetivo era formar os jovens da região na área agrária, contribuindo, assim, com a permanência deles em suas terras e dinamizando a economia local. Os anos se passaram, a instituição foi ganhando outros nomes, mas sem perder o foco na profissionalização rural. Já na década de 90, a instituição se modernizava ofertando cursos em outras áreas, como Informática. Em 2002, com a transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, surgiu a possibilidade de qualificar os estudantes também em nível superior. A partir de 2008, a grande mudança. A partir da união com outras instituições de ensino reconhecidas da região (Escola Agrotécnica de Barbacena e Centro Técnico Universitário de Juiz de Fora), surgiu o IF Sudeste MG, o que nos permitiu ampliar nossa atuação.

Atualmente, ofertamos cerca de 30 cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

Imagem do Prédio Administrativo. Ele é pintado nos tons de bege e verde. Quatro janelas de sua lateral estão aparentes. À frente, um jardim com uma placa indicativa dos setores. Em primeiro plano, a calçada.

Veja abaixo a mensagem do nosso diretor em comemoração aos 57 anos do Campus Rio Pomba:

“O Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG comemora hoje 57 anos. Na verdade, tudo o que temos hoje é resultado de muito trabalho, compromisso, profissionalismo e dedicação de professores, técnicos administrativos, estudantes e servidores terceirizados.

Se hoje lutamos pelo progresso de nosso Campus, não nos esqueçamos dos precursores que, ao longo dos anos, se empenharam para a realização do nobre ideal, que é essa sagrada instituição de ensino.

Compartilhamos com todos os servidores e estudantes esse momento, agradecendo o apoio que temos recebido, ao mesmo tempo em que clamamos pela necessária união frente aos obstáculos que nos surgem.

Desejamos muita paz, força e coragem para continuarmos servindo ao povo nessa nobre missão de educar.

Parabéns e felicidades a todos.

João Batista Lúcio Corrêa

Diretor-Geral”