Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 08 > Informe da Horta volta a ser produzido pelo Departamento de Agricultura e Ambiente

Projeto tem como objetivo divulgar as ações e técnicas desenvolvidas na horta agroecológica do Campus Rio Pomba.

O mês de agosto chega ao fim com mais uma novidade no Campus Rio Pomba: o retorno do Informe da Horta. O informativo, que tem como objetivo mostrar o que é produzido na horta do Campus e levar à comunidade as técnicas utilizadas no plantio, faz parte de projeto desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Agricultura e Ambiente. “A divulgação, além de informar servidores, estudantes e comunidade, estimula a participação dos estudantes nas atividades do setor. Tem também papel importante por disseminar ações de pesquisa e ensino, cujos resultados serão apresentados junto aos agricultores da região através do informe, dia de campo e/ou workshop”, explica o coordenador do projeto, Leonardo Fonseca.

O projeto surgiu, no ano passado, a partir da ideia do gestor ambiental e mestre em Agricultura Orgânica do setor André Silva. “Ele nos procurou com o intuito de divulgarmos os trabalhos desenvolvidos na horta agroecológica. A partir daí, sentamos com a jornalista do Campus, Lidiane Souza, e chegamos ao formato a ser publicado”, lembra Leonardo. Para André, a proposta serve não apenas para divulgar as informações. “O projeto estimula o setor a desenvolver melhor suas atividades”.

O Informe de retomada do projeto apresenta a nova equipe, que engloba não apenas os servidores originais, como também outros professores e técnicos administrativos do setor. As alunas Angélica Pires (Agropecuária), Cinthia Martins (Agropecuária), Evelyn Coelho (Meio Ambiente) e Luana Cardoso (Meio Ambiente) completam o time, como bolsistas.

Participação de estudantes

A participação das estudantes é o diferencial desta etapa do projeto. “O Informe é uma ferramenta de integração que possibilita ao estudante uma melhor percepção do mundo do trabalho”, avalia o professor Paulo Henrique, que também está na nova equipe. As alunas estão conscientes de seu papel neste projeto. “Com o Informe da Horta, conseguiremos levar mais informações para alguns produtores da região. E até mesmo para aqueles alunos que não são das áreas de ciências agrárias. Nossa participação enquanto técnica em formação é boa para enriquecer nosso conhecimento”, analisa Cinthia. “Nossa ideia é levar um pouquinho do nosso conhecimento para a comunidade e quem sabe, assim, fazer com que as pessoas olhem ao redor, cuidem e cultivem a vida”, completa Evelyn.

Em uma época em que as fake news e a falta de credibilidade das informações tomam conta do país, as estudantes acreditam que o projeto será uma forma de combater a disseminação desses dados falsos. “Será bom para quem vai estar recebendo e lendo esse material porque vai ter certeza de que aquilo que está escrito ali é verdadeiro. Os envolvidos no projeto fazem com que o Informe seja algo profissional”, ressalta Cinthia.

Informe da Horta - Ago/2019