Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 08 > Professores do IF Sudeste MG contribuem com e-book sobre práticas de ensino

Professores do IF Sudeste MG contribuem com e-book sobre práticas de ensino

Catarina Repolês e Josimar Ribeiro, do Campus Rio Pomba, e Tiago Fávero e Priscila Guedes Pinto, de Santos Dumont, são autores de artigos da obra.

Nossos professores não estão atuando apenas em sala de aula. Tudo aquilo que observam com seus alunos acaba se transformando em material de estudo. Prova disso é a atuação da professora de inglês do Campus Rio Pomba Catarina Repolês. Ela é organizadora do livro “De professor para professor: experiências, linguagens e ensino”, ao lado de Renato Caixeta da Silva, e autora de um dos artigos que compõe a obra.

Leia o e-book

De acordo com a professora, a ideia foi colocar no papel algumas experiências positivas de projetos desenvolvidos junto aos alunos. “Reunir experiências boas de professores que estão efetivamente em sala de aula não é um projeto ambicioso. Afinal, é de maneira até inconsciente que os professores estão sempre buscando como trabalhar seus conteúdos envolvendo e motivando seus alunos. O que buscamos aqui foi uma parceria com alguns colegas que se dispuseram a colocar no papel algumas dessas experiências. São relatos de trabalhos de docentes envolvendo a linguagem que poderão ser adaptados em outros contextos ou por professores de outras disciplinas, e que, esperamos, influenciarão os colegas a registrarem seus próprios trabalhos com as turmas”.

Além de organizadora da obra, ela também relatou sua experiência no Campus Rio Pomba com a realização do Festival de Música e Mostra Interdisciplinar. O evento realizado com turmas do ensino técnico integrado tem como objetivo trabalhar um tema comum a várias disciplinas. “A importância do evento para a comunidade escolar começa no desenvolvimento da abordagem interdisciplinar. Devido ao número reduzido de aulas de algumas disciplinas a interdisciplinaridade permite que o mesmo tema seja desenvolvido sob diferentes óticas, ampliando o conhecimento e a reflexão crítica do estudante sobre o assunto”, relata.

A também professora do Campus Josimar Ribeiro também colaborou com a obra. Em seu texto “Retextualizar para gostar de ler”, ela apresenta sua experiência em uma escola particular do Rio de Janeiro em que incentivou a leitura a partir da transposição do romance “Câmera na mão, o Guarani no coração”, de Moacir Scliar, para a literatura de cordel.

Santos Dumont

Outro representante do IF Sudeste MG que contribuiu com o livro foi o professor do Campus Santos Dumont Tiago Fávero. Ele escreveu o texto “Júri simulado: a argumentação em torno da culpabilidade ou inocência de Sócrates nas aulas de Filosofia do 1º ano do ensino médio”. O trabalho realizado com os alunos do IF foi um desafio de defesa e acusação do filósofo. De acordo com a descrição da atividade, cada grupo teve um tempo para fazer sua defesa, em seguida responderam perguntas do grupo contrário. Após as acusações finais, o júri formado por professores de outras disciplinas davam seu veredito.

A professora Priscila Júlio Guedes Pinto, também de Santos Dumont, é autora do texto “Relato de experiência do projeto ‘Dramatização’ do tema – relações entre diferentes gerações no mercado de trabalho por alunos do ensino médio”. No texto, ela relata como usou o teatro como forma de expressão durante as aulas de Prática de Redação com alunos do Cefet-MG em Leopoldina.

Conheça mais os textos na versão online do livro

A capa é formada por fundo azul e vários balões de fala nas cores verde, laranja, amarelo e branco. No balão branco, o nome do livro. Na parte inferior direita, os autores e a logo da editora.