Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 10 > Rio Pomba se transforma em polo de agricultura sustentável durante Fórum de Agroecologia
conteúdo

Extensão

Rio Pomba se transforma em polo de agricultura sustentável durante Fórum de Agroecologia

Evento, que será realizado entre 8 e 12 de outubro, traz discussão sobre importância da produção agroecológica na região.

#Pratodosverem: Banner do evento. O fundo é em tons de verde. Há uma figura formada por imagens de retalho de chita, fotos de participantes em preto e branco e o mapa da Zona da Mata. A imagem contém ainda o nome do evento e o tema "Zona da Mata mineira: polo agroecológico e de produção orgânica".

Esta semana, Rio Pomba vai se tornar o polo de desenvolvimento de agricultura sustentável da Zona da Mata mineira. A cidade sediará o XII Fórum Regional de Agroecologia entre os dias 8 e 12 de outubro, apresentando atrações que vão desde palestras sobre políticas públicas até um banquete com alimentos orgânicos ofertado na Praça Doutor Ultimo de Carvalho.

De acordo com o coordenador-geral da comissão organizadora do evento e estudante de Agroecologia do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, Marcos Antônio Maia Júnior, o objetivo do evento é mostrar o ciclo produtivo do alimento num aspecto geral. “Desde as implicações econômicas até as sociais”. Para isto, a programação focará em palestras, minicursos, grupos de discussão e relatos de experiências que demonstrem a importância do desenvolvimento sustentável urbano e rural.

Um dos destaques da programação será o relato de experiência de produtores rurais do município de Barra Longa (MG) atingidos pelos rejeitos do rompimento da barragem de Mariana (MG). “Como vamos tratar sobre um desenvolvimento econômico equilibrado em nosso estado, não temos como não falar sobre a mineração. Queremos mostrar que é possível termos um crescimento econômico baseado no respeito ao meio ambiente. Vamos debater sobre as formas de desenvolvimento sustentável”, explica Marcos.

Durante os grupos de discussão, há a expectativa de elaboração de uma proposta de legislação local para redução de uso de agrotóxicos. Para isto, foram convidados representantes da Câmara Municipal.

Ações diferenciadas

Na sexta-feira, dia 11, será montada a tenda de saúde integral no Departamento Acadêmico de Agricultura e Ambiente. Serão ofertadas 12 tipos de terapias alternativas. No mesmo local, será desenvolvida atividades de meditação.

No sábado, as ações vão para o Centro de Rio Pomba. Será realizada feira agroecológica, troca de sementes, além de um banquete público. “Queremos resgatar a relação saudável que temos que ter com o alimento”.

Programação Fórum de Agroecologia