Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 10 > Projeto “Certifica” leva tecnologia aos produtores rurais orgânicos da região
conteúdo

Extensão

Projeto “Certifica” leva tecnologia aos produtores rurais orgânicos da região

Aplicativo foi apresentado aos usuários no dia 30. A expectativa é que o app esteja liberado para toda comunidade rural até o final do ano.

Produtores rurais poderão contar com a tecnologia para o desenvolvimento de suas plantações orgânicas. E isto graças aos esforços da equipe do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. Na última quarta-feira, dia 30, o aplicativo “Certifica” foi apresentado a alguns representantes da categoria. Eles aprenderam a como disponibilizar os dados relativos ao plantio e também sobre os certificadores. A ideia é que agora testem o app, dêem retorno sobre a funcionalidade e sugestões de modificações. A expectativa é que o projeto já esteja pronto para uso definitivo até o final do ano.

#Pratodosverem: Laboratório de informática com produtores rurais conhecendo o aplicativo. O professor Sérgio Muinhos está à frente da sala, mexendo em um computador. Atrás dele, um monitor reproduzindo a imagem do app.

O “Certifica”, uma proposta inédita no país, é originário de um projeto de extensão desenvolvido pelo professor do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação, Sérgio Muinhos, em parceria com a Emater – MG – Unidade Regional de Juiz de Fora. O programa foi desenvolvido a partir da realidade dos produtores, buscando aliar a tecnologia ao gerenciamento dos dados de produção. “O aplicativo consiste em um sistema para cadastro e recuperação de informações dia a dia no campo relevantes ao processo de certificação orgânica”, explica Sérgio.

O projeto será apresentado no Congresso Brasileiro de Agroecologia, que será realizado no Sergipe entre os dias 4 e 7 de novembro.

Aprovação

Pela apresentação inicial, o app foi bem recebido pelos produtores rurais. Elaine Moreira esteve ao lado da equipe para o desenvolvimento do programa. Ela é proprietária do Sítio da Catumba, em Piau (MG), o primeiro a conseguir a certificação orgânica na Zona da Mata. “Este aplicativo vai agilizar nosso serviço. Hoje temos que anotar tudo e depois passar para o computador. Agora, quando estivermos no campo, já poderemos colocar as informações direto no celular”.

A apresentação do aplicativo contou com a presença do gerente regional da Emater, Hildebrando Marcelo Campos Lopes. Ele falou sobre a importância da utilização e do retorno dos produtores rurais sobre o produto. “Este trabalho só faz sentido com a aplicação de vocês. O nosso objetivo é levar informação para o campo”.

A diretora de Extensão do Campus Rio Pomba, Elisete Reis, se mostrou encantada com o projeto e a repercussão que ele traz para a comunidade rural. “Estamos vendo aqui tudo que pregamos: aproximação com a sociedade e parceria no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão”.

Por enquanto, o aplicativo foi disponibilizado apenas para os produtores que estão fazendo os testes. Em breve, deverá ser aberto para toda a comunidade rural fazer o download.

#Pratodosverem: Produtores rurais, representantes do Campus Rio Pomba e da Emater posam para foto juntos.