Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 11 > Incentivo à leitura marca Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Rio Pomba

Incentivo à leitura marca Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Rio Pomba

Entre os dias 23 e 29 de outubro, foram realizadas palestras, mesa-redonda, oficinas de artesanato e exposição de arte.

#Pratodosverem: A gerente de Acervos Bibliográficos e Multimeios, Tatiana dos Reis Maciel, faz apresentação. Ela está com microfone na mão e ao lado de uma tela em que há a projeção da arte do evento.

Palestras, mesa-redonda, oficinas de artesanato, exposição de arte e muito incentivo à leitura. Este foi o resumo da I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Campus Rio Pomba, realizada entre os dias 23 e 29 de outubro. “Como primeira edição, estamos satisfeitos. Foi além do que esperávamos”, analisou a gerente de Acervos Bibliográficos e Multimeios, Tatiana dos Reis Maciel. “Foi um trabalho feito com amor e carinho. Faremos mais coisas no ano que vem. Temos que agradecer muito a participação dos alunos que participaram das atividades”, declarou a servidora da Biblioteca Jofre Moreira e uma das organizadoras do evento, Juliana Figueiredo, no encerramento do evento.

Já na abertura, os participantes puderam acompanhar a apresentação da mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e servidora da Biblioteca, Fernanda Amaral Bernardino. Ela falou sobre a importância do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação. “Quando falamos em tecnologia, as pessoas logo pensam em celulares, computadores. Mas os livros também são uma tecnologia. Não os abandonem”.

Ela reforçou que hoje o papel do professor é de mediador. “É preciso aceitar que o conhecimento é uma construção coletiva feita por ele e os alunos”.

#Pratodosverem: A servidora da Biblioteca Jofre Moreira, Fernanda Amaral Bernardino, faz palestra de abertura do evento. Ela está de pé com microfone na mão. Ao fundo, há uma mesa com toalha de renda branca e três bandeiras. Ao lado, há um arranjo de flores.

A outra palestra foi feita pelo doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Blanquerna School Barcelona, Johnatan Mata. Ele falou sobre a experiência na área de criação literária. A leitura também foi tema da mesa-redonda “(Re)significação da Biblioteca no contexto escolar e a importância da leitura na formação do aluno”. Participaram da atividade os professores Marcela Zambolim e Helton Nonato.

Aqueles que estavam em débito com a biblioteca também tiveram a oportunidade de regularizar sua situação. Para isto, doaram livros, alimentos e materiais de higiene. Os materiais recolhidos serão entregues à Associação Santa Luiza de Marilac (Asilo de Rio Pomba).

Artes

Leitura e educação não foram os únicos pontos levantados durante o evento. Diversas manifestações artísticas também ganharam espaço na programação. No segundo dia de evento, foi o momento de os participantes “colocarem a mão na massa”. Durante as oficinas de artesanato, eles puderam construir objetos a partir de materiais recicláveis. Enquanto uns aprendiam, outros expunham sua arte no saguão da Biblioteca. Na I Mostra de Talentos, alunos e servidores puderam apresentar aos colegas desenhos, pinturas e esculturas.

As atividades terminaram com apresentação do Coral Vozes do Vale na Biblioteca. Estudantes e servidores prestigiaram os músicos que mostraram repertório de Lulu Santos, Frejat e Legião Urbana. Em seguida, os participantes confraternizaram e comemoraram o fim da Semana com um lanche.

Mais fotos em nossa página do Facebook

#Pratodosverem: Estudantes e servidores participam de oficina de artesanato. Eles estão em volta de uma mesa, alguns em pé e outros sentados, pintando latas.