Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 11 > Integração entre estudantes dos campi do IF marca Encontro de Empresas Juniores

Integração entre estudantes dos campi do IF marca Encontro de Empresas Juniores

Evento foi realizado em Rio Pomba no dia 13 e contou com a participação de representantes de oito empresas juniores da região.

Troca de informação e motivação. Este foi o tom dos discursos do 1º Encontro de Empresas Juniores do IF Sudeste MG, realizado no dia 13 de novembro, em Rio Pomba. Os jovens empresários da região puderam conhecer como o movimento está se organizando no Brasil e ver alguns resultados produzidos por suas ações. “Nosso impacto é transformar o país de verdade”, concluiu a representante da Liga das Empresas Juniores de Juiz de Fora, Giulia Oliveira.

#Pratodosverem: Um homem e duas mulheres, representantes da Liga das Empresas Juniores de Juiz de Fora, estão em cima do palco. Uma delas está com microfone na mão. Ao fundo, há projeção da apresentação. Em primeiro plano, pessoas sentadas, acompanhando a palestra.

Ao lado de Laura Sirimarco e Diego Carvalho, ela apresentou um histórico do movimento no Brasil e no mundo e como estudantes e instituições estão incentivando o desenvolvimento das empresas juniores. “Começamos na empresa júnior como uma forma de colocarmos em prática o que aprendemos em sala de aula. Hoje entendemos o movimento como algo maior. A gente fala do sonho de ter um Brasil empreendedor”, analisou Laura.

De acordo com dados da Liga, o país tem mais de 815 empresas juniores, distribuídas em 27 estados. Cerca de 170 estão em Minas Gerais. Ao todo, o movimento gera um faturamento de R$ 33 milhões anualmente com o desenvolvimento de 18 mil projetos.

Regularização

Para que atuação da empresa júnior seja adequada, é preciso que ela esteja devidamente regularizada. Este é o passo que está sendo tomado pelas representantes do IF Sudeste MG, de acordo com a diretora de Extensão do Campus Rio Pomba, Elisete Reis. “Estamos providenciando a legalização de nossas empresas. Também faremos uma regulamentação institucional, fortalecendo o movimento no IF e dando um caráter mais profissional. Obviamente, isso aumentará a responsabilidade de vocês. Como daremos a chancela de usarem nosso nome oficialmente, teremos que cobrar mais”.

Interação

Representantes da Fonte Júnior – empresa júnior de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica e Sistemas de Informação do Campus Juiz de Fora – e da Evidência Júnior – empresa júnior de Engenharia Ferroviária e Metroviária do Campus Santos Dumont – saíram de suas cidades com a expectativa de terem contato com outras empresas juniores do IF Sudeste MG e consideraram o resultado positivo.

“Por estarmos em Juiz de Fora, temos acesso ao movimento na cidade, mas não tínhamos com as demais empresas do instituto. Foi uma oportunidade bacana para nós. Quem sabe conseguimos unir forças para prestar serviços em conjunto?”, avaliou Gabriela Fernandes, da Fonte Júnior. “Esta iniciativa deve ser levada adiante com o apoio do IF. É uma oportunidade de integração. Os campi ficam muito isolados. Precisamos ter mais essa troca”, analisou o presidente da Evidência Júnior, Raphael Macedo.

O membro da Know How – Empresa Júnior de Administração do Campus Rio Pomba, Krystian Melo, considera este tipo de evento enriquecedor para a atuação de todas os colegas “O que vimos aqui nos motivou a continuar. Vamos nos inspirar nos exemplos bem-sucedidos que foram mostrados”.

#Pratodosverem: Representantes das empresas juniores do IF Sudeste MG lotam a  plateia do Salão Nobre do Campus Rio Pomba.

Participaram do evento as seguintes empresas juniores:

• EmComp – Empresa Júnior de Ciência da Computação – Rio Pomba
  • Evidência Júnior – Empresa Júnior de Engenharia Ferroviária e Metroviária – Santos Dumont
  • Fonte Júnior – Empresa Júnior de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica e Sistemas de Informação – Juiz de Fora
  • Know How – Empresa Júnior de Administração – Rio Pomba
  • Logus – Empresa Júnior de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Rio Pomba
  • Minas Lácteos – Empresa Júnior de Laticínios – Viçosa
  • Nova Lácteos – Empresa Júnior de Ciência e Tecnologia de Laticínios – Rio Pomba
  • ZooCampo - Empresa Júnior de Zootecnia - Rio Pomba

Veja mais fotos do evento no álbum do Facebook