Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 11 > Programação do Dia da Consciência Negra traz debates sobre questões étnico-raciais

Evento é organizado pelo grupo Culturolando o Cotidiano, o Grêmio Levante Estudantil e o Coletivo Ubuntu.

O Dia Nacional da Consciência Negra será marcado por debates sobre questões étnico-raciais no Campus Rio Pomba. O grupo Culturolando o Cotidiano, o Grêmio Levante Estudantil e o Coletivo Ubuntu organizaram uma programação especial para comemorar o dia 20 de novembro, trazendo à discussão temas com racismo e a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio. O evento será realizado no Salão Nobre a partir das 12h30min.

Para participar da mesa temática, os organizadores convidaram o doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado Ponte Nova, José Costa. Ele fará a palestra “É possível um racismo sem racistas?”.

Representantes do Campus também participarão do evento, apresentando outras angulações sobre a importância do negro no Brasil. O servidor e estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Germano Menezes, falará sobre a aplicação da Lei 10.639/03, que institucionalizou o ensino do cultura afro, no currículo do ensino integrado. Em seguida será a vez de a professora Marcela Zambolim apresentar as experiências da comissão heteroidentificação do IF. Para encerrar as integrantes do grupo Baque do Vale, Thais Pelegrino e Fernanda Dias, mostrarão a influência dos negros na cultura por meio do maracatu.

A programação ainda prevê mostra de vídeos elaborados pelos estudantes dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos integrados.

#Pratodosverem: cartaz do evento. Além da logo do evento na parte de cima, há a programação em letras brancas.

#Pratodosverem: Divulgação da Mostra de Vídeos. Apresenta lista de turmas e vídeos desenvolvidos por eles.