Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 02 > Campus oferece atividades de musicalização para público interno e externo

Campus oferece atividades de musicalização para público interno e externo

Inscrições começam no dia 17 e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Serão desenvolvidas atividades para adultos e crianças.

Começam nesta segunda, dia 17, as inscrições para o projeto “Escola de Música do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba”. O projeto tem como objetivo levar cultura e arte à população por meio de aulas de música. As vagas são destinadas a alunos, servidores e comunidade externa, tendo atividades para crianças e adultos. Os interessados em participar dos projetos devem fazer a inscrição pela internet até 5 de março. Somente o projeto de musicalização infantil terá inscrições presenciais no Centro de Referência de Assistência Social (Cras - telefone 3571-1707)

Faça aqui sua inscrição

A seleção será feita por ordem de inscrição ou por meio de teste vocal e instrumental ou por entrevista. As aulas começam em 16 de março. O projeto de musicalização infantil será realizado no Cras. Já as demais atividades, no Setor de Arte e Cultura do Campus. Todas as ações são gratuitas.

Confira as atividades que serão desenvolvidas:

Musicalização Infantil

• Projeto destinado a crianças de 3 a 6 anos de idade;
  • A seleção de crianças para o projeto de musicalização infantil se dará por ordem de inscrição e por idade (serão 6 turmas para atendimento semanal – 3 em cada dia da semana), respeitando o limite de 10 crianças por turma. A lista de espera será atualizada regularmente conforme a demanda e sempre que houver novas vagas disponíveis os suplentes serão chamados;
  • Realização das aulas às segundas e sextas-feiras, com duração entre 40 e 45 minutos, com turmas a serem agendadas às 8h, 9h e 10h (cada turma terá apenas uma aula por semana). O calendário de aulas, recessos e feriados seguirá o calendário acadêmico do IF Sudeste MG.
  • Início das aulas: dia 9 de março (turmas das segundas-feiras) e 13 de março (turmas das sextas-feiras).
  • Local de realização das aulas: sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Rua Messias Pereira Baia – 81 – Prefeito Geraldo Homem De Faria – Rio Pomba – MG – CEP 36180000.

Coral Vozes do Vale

• Não é necessário ter conhecimento musical prévio;
  • Ensaios às segundas, quartas e sextas, das 11h às 12h, no Setor de Arte e Cultura;
  • Além dos ensaios, é obrigatória a participação em uma das turmas das aulas de teoria e percepção musicais:
    • Nível intermediário: quinta-feira, das 17h30m às 18h30m;
  •  Após sua inscrição, o candidato participará de um breve teste vocal e perceptivo (classificatório). A realização do teste é obrigatória e o seu agendamento será comunicado por e-mail e/ou mensagem ao candidato oportunamente.

Grupo Instrumental Popular

• É necessário que o candidato já toque algum instrumento musical;
  • Ensaios às quartas-feiras, das 15h30m às 17h, no Setor de Arte e Cultura;
  • É obrigatória a participação em uma das turmas de teoria e percepção musicais:
    • Nível básico (para iniciantes): quartas-feiras, de 13h às 14h;
    • Nível intermediário: quinta-feira, das 17h30m às 18h30m.
  • Após sua inscrição, o candidato participará de um breve teste instrumental e perceptivo (classificatório). A realização do teste é obrigatória e o seu agendamento será comunicado por e-mail e/ou mensagem ao candidato oportunamente.

Semente Musical (aulas de instrumentos musicais):

• Não é necessário conhecimento musical prévio;
  • É desejável que o candidato possua seu próprio instrumento musical para o estudo em casa, mas possuir o instrumento não é requisito obrigatório (poderão ser utilizados os instrumentos que compõem o patrimônio do IF Sudeste MG durante a realização das aulas);
  • Além da aula de instrumento, é obrigatória a participação em uma das turmas de teoria e percepção musicais:
    • Nível básico (para iniciantes): quartas-feiras, de 13h às 14h;
    • Nível intermediário: quinta-feira, das 17h30m às 18h30m.
  • Aulas de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola e violoncelo) a serem agendadas individualmente com o estudante entre terça e quinta-feira. Para estes alunos, é obrigatória a participação no projeto “Orquestra Escola”. Os ensaios da orquestra acontecerão às quartas-feiras, das 14h às 15h30m, no Setor de Arte e Cultura.
  • Aulas de violão para iniciantes às terças-feiras, das 17h30m às 18h30m (aula coletiva).

Nossa Música (ação de extensão):

• Consultoria para registro e divulgação de composições musicais autorais de estudantes, servidores e da comunidade externa em partituras, com possibilidade de gravação audiovisual para divulgação em canais como Youtube, Vimeo e Soundcloud. Encontros a serem agendados conforme disponibilidade da servidora e do compositor em questão.

Escola de Música IF Sudeste MG