Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 03 > Mestrado Profissional em Alimentos comemora 50 dissertações defendidas

Mestrado Profissional em Alimentos comemora 50 dissertações defendidas

Curso criado há sete anos no Campus Rio Pomba foi a primeira pós-graduação stricto sensu ofertada pelo IF Sudeste MG.

O mês de dezembro foi marcado pela defesa da 50ª dissertação do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. O trabalho "Produção e caracterização de cerveja artesanal adicionada de caldo de cana e água de coco", desenvolvido pelo estudante Erik Flores Fernandes e orientado pelo professor Maurício Henriques Louzada Silva, marcou este momento tão importante para a instituição.

Fotos: Arquivo pessoal

#Pratodosverem: Imagem da sala onde foi feita a defesa da 50ª dissertação. Duas pessoas estão em pé ao lado do quadro. Outras estão sentadas nas carteiras.

Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, André Narvaes destacou a relevância do Mestrado Profissional para o IF Sudeste MG e parabenizou o Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (DCTA) pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos sete anos de existência do curso. Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, Rafael Monteiro, o DCTA garante a verticalização do ensino, atuando nos diferentes níveis e prezando sempre pela qualidade.

O coordenador do mestrado, Maurilio Martins, comentou sobre as dificuldades para manutenção do curso, mas que, segundo ele, são compensadas pelos frutos colhidos. “O Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que comemora a 50ª dissertação defendida, tem possibilitado a qualificação de muitos profissionais inseridos no mercado de trabalho, dentre os quais servidores do IF Sudeste MG, de outras instituições, funcionários de indústrias que atuam na área de alimentos e profissionais autônomos. Alguns egressos cursam hoje o doutorado e outros foram aprovados em concursos públicos. Além disso, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e professores são publicados em revistas de elevada inserção industrial e de alto impacto científico, contribuindo para a divulgação da ciência. Poder participar da formação de tantos profissionais, oferecendo ensino público e de qualidade, nos impulsiona a enfrentar os desafios e cumprir o nosso papel social” concluiu o coordenador.

#Pratodosverem: Equipe do Mestrado posa lado a lado.

Estiveram presentes à defesa também a gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, Wellingta Benevenuto, as professoras Eliane Martins, Vanessa Riani e Fabíola Oliveira e os membros externos da banca, Aureliano Cunha e Welliton Cruz.

Texto: Wellingta Benevenuto – DPPG

Edição: Lidiane Souza – Assessoria de Comunicação