Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 04 > Campus recebe R$ 190 mil de emenda parlamentar para projeto de extensão

Campus recebe R$ 190 mil de emenda parlamentar para projeto de extensão

Projeto pretende implementar melhorias na pecuária leiteira e na agroindústria por meio de capacitações feitas por professores e estudantes.
#Pratodosverem: Produtor rural ordenhando vaca.

O Campus Rio Pomba vai receber R$ 190 mil em verbas oriundas de emenda parlamentar. O valor será investido no projeto de extensão “Melhoria da pecuária leiteira, da agroindústria familiar e práticas agroecológicas no município de Rio Pomba – MG e região”. De acordo com um dos coordenadores do projeto, José Manoel Martins, o objetivo é proporcionar essa mudança por meio de capacitações técnicas dadas por professores e estudantes da unidade.

Para oferecer ao produtor rural e da agroindústria informações necessárias a seu crescimento, não basta que o projeto atue em uma só frente. Por essa razão, as ações serão desenvolvidas em conjunto pelos departamentos acadêmicos de Agricultura e Ambiente, Ciências Gerenciais, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. Segundo o também coordenador do projeto, Arnaldo Prata Neiva Júnior, a participação não se restringe às áreas previstas inicialmente. Aqueles que queiram contribuir poderão entrar em contato, por meio dos departamentos, para apresentar suas propostas.

“O projeto interdepartamental também é interdisciplinar, podendo atender a demandas mais abrangentes dos produtores rurais. Além disso, possibilita aos estudantes estarem envolvidos com áreas afins de seus cursos e, consequentemente, complementarem seus conhecimentos de forma aplicada”, avalia José Manoel.

Mesmo com o período de quarentena, a equipe do projeto já deu início a suas atividades. Os membros se reuniram remotamente com representantes da Pró-Reitoria de Extensão e da Diretoria de Extensão do Campus para planejarem as ações conjuntas. Também estão entrando em contato com os parceiros, como prefeituras, sindicatos e associações rurais e Emater, e elaborando o edital de seleção de bolsistas.

Confira as ações previstas:

• Realização de cursos de sistemas agrosilvipastoris para uso racional do uso do solo e integração da lavoura, pecuária e floresta;
  • Promoção de treinamentos a produtores rurais em bovinocultura de leite;
  • Desenvolvimento de ações de preservação de nascentes e cursos d´água;
  • Realização de oficinas de gestão em agricultura familiar;
  • Promoção de treinamento em cooperativismo, associativismo e empreendedorismo;
  • Realização de cursos de fabricação de produtos lácteos (queijos, doce de leite, iogurte);
  • Desenvolvimento de oficinas sobre boas práticas de manipulação e conservação de alimentos;
  • Promoção de cursos com foco na agroecologia e desenvolvimento sustentável.