Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 04 > Projetos mostram importância do Campus Rio Pomba para região na época de pandemia

Destaque

Atividades estão sendo feitas por servidores e alunos para amenizar os impactos da quarentena na vida em sociedade.
#Pratodosverem: Imagem da campanha em época de pandemia. O fundo é roxo com desenhos do vírus. Em primeiro plano, há a palavra Coronavírus em verde e branco. Abaixo as frases "Campus Rio Pomba no combate a Covid-19" e "Conheça nossos projetos", além da logo da unidade.

Neste período de pandemia, o IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba está mostrando a importância do trabalho desenvolvido do em uma instituição que prima não só pelo ensino de qualidade, mas também pelo apoio à comunidade por meio da pesquisa e da extensão. Diversos projetos estão sendo desenvolvidos exclusivamente nesta época para auxiliar os moradores da cidade e região, reduzindo o impacto negativo do afastamento social. Eles contam com a participação de servidores e estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Confira a seguir as ações desenvolvidas no Campus:

Nome do projetoSetorCoordenadorAções
Rio Pomba e região de Mãos Dadas Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais Bruno Olher

O objetivo do projeto é aproximar dos consumidores os produtores rurais, pequenos comerciantes e prestadores de serviço por meio de uma plataforma digital gratuita e de fácil utilização de modo a diminuir os impactos econômicos da pandemia em Rio Pomba. Produtores autônomos e empresários entram em contato direto com os consumidores/compradores via aplicativo de celular ou e-mail.

projetomaosdadas.emcomp.com.br

Legislação acessível em tempos de pandemia Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais Camila Bernardino

O projeto tem como objetivo produzir e oferecer à comunidade do município de Rio Pomba e região material explicativo de fácil compreensão acerca das legislações que estão sendo aprovadas neste período de pandemia, sobretudo aquelas destinadas a regular as relações trabalhistas e as relativas a auxílios financeiros à população. Os materiais são postados em redes sociais.

Acesse as cartilhas

Assessoria às pequenas e médias empresas do município de Rio Pomba em relação aos benefícios fiscais e econômicos disponibilizados durante a pandemia Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais Marlene de Paula Pereira Os integrantes do projeto vão analisar o perfil da empresa; verificar o enquadramento legal; verificar quais benefícios econômicos e financeiros estão disponíveis para a empresa e qual a forma de acessá-los; indicar, quando for o caso, os bancos e as linhas de crédito que poderão acessar; auxiliar na obtenção dos benefícios
Elaboração de álcool em gel em tempos de Covid-19 Departamento Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos Roselir Silva Produção e distribuição de álcool em gel para os colaboradores do Campus Rio Pomba, asilo e hospital da cidade.
Conscientização ambiental em tempos de Covid-19 Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais Gustavo Vieira Silva O projeto tem a finalidade de selecionar, confeccionar e distribuir materiais informativos atinentes à constante necessidade de se proteger o meio ambiente neste momento de pandemia. O foco refere-se à prevenção e coibição das queimadas, visando assegurar a salubridade ambiental e o direito à vida saudável, principalmente dos acometidos pela Covid-19. O objetivo é produzir cartilhas e cartazes.
Plataforma de minicursos Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais Wildson Justiniano Pinto Capacitação via minicursos a toda comunidade interna do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
Ações da rede Mãos à Horta em tempos de Covid-19 Departamento Acadêmico de Agricultura e Ambiente Francisco César Gonçalves Fomentar uma alimentação saudável que é favorável ao fortalecimento do sistema imunológico da comunidade como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19), conhecimentos nutricionais de alimentos, divulgação de informativos a respeito do vírus, e ainda dar continuidade às atividades da Rede Mãos à Horta, que, há seis anos, vem fomentando a produção e a comercialização de alimentos agroecológicos e de transição agroecológica no município, formando um coletivo de produtores e consumidores.
Parceria do IF Sudeste MG  com a Embrapa para diagnóstico da Covid-19 IF Sudeste MG O IF Sudeste MG passa a apoiar a Embrapa com a cessão de equipamento para processamento de exames de diagnóstico da Covid-19.
Produção de cartilha "Direito à imagem e direitos autorais para o ensino a distância" Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais Marlene de Paula Pereira Preparar material a respeito de direito de imagem e direitos autorais com a finalidade de orientar a sociedade em geral e, em especial, os professores que precisam preparar material para dar continuidade ao ensino a distância. Divulgada por meio de e-mails e sindicatos.
Impactos advindos da pandemia instaurada pela Covid-19: uma análise sob a ótica das relações jurídicas Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais Paula Vieira Silva Este projeto tem como finalidade levar ao conhecimento da população em geral, através de lives realizadas nas redes sociais, informações acerca dos impactos acarretados pelo novo coronavírus nas relações jurídicas, com enfoque nas de natureza familiar e contratual.

Quer saber mais informações sobre os projetos ou dar sugestões novas ações? Ente em contato com a Diretoria de Extensão pelo e-mail extensao.riopomba@ifsudestemg.edu.br.