Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 06 > Plataforma virtual reúne dados da Covid-19 na região de Ubá e Juiz de Fora
conteúdo

Extensão

Plataforma virtual reúne dados da Covid-19 na região de Ubá e Juiz de Fora

O site apresenta atualização diária de dados referentes à pandemia do coronavírus fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e prefeituras.

Uma plataforma de acesso irrestrito que reúne os dados referentes à pandemia de coronavírus na região é o produto originado do projeto de extensão “Painel de informações e emissão de alertas no enfrentamento a Covid-19 nas microrregiões de Ubá e Juiz de Fora”, desenvolvido pelo IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. O site traz um compilado de informações obtidas com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as prefeituras. Nele é possível ter acesso a números e gráficos da evolução da doença na região, além de mapa da cidade referenciada, link das páginas oficiais das prefeituras e dicas sobre como evitar a contaminação

“Todos os cidadãos terão acesso aos dados de casos, leitos, aglomeração, dentre outros e poderão receber alertas relacionados aos casos da sua cidade ou sumarizado por microrregião através de um celular, computador ou outro dispositivo eletrônico com acesso à internet”, explica o coordenador do projeto, Wellington Moreira de Oliveira.

Acesse o site

Ao entrar no site, o usuário deve digitar o nome da cidade que quer saber as informações. Em seguida, abrirá uma página com os números de casos suspeitos, confirmados, descartados e de óbitos daquela localidade. Logo abaixo, essas informações são transformadas em gráficos. Ali, é possível acompanhar a evolução diária da doença na cidade.

Pela capa do site, ainda é possível acessar dicas para evitar a contaminação, links para doações e acesso a outros projetos desenvolvidos pelo Campus.

#Pratodosverem: Reprodução da tela do site Painel Covid. A tela apresenta áreas com números de casos suspeitos, confirmados, casos descartados, casos de óbito, casos recuperados e o sinal de alerta.

Apoio aos gestores

Wellington explica que o projeto tem como objetivo reunir todas as informações em um único local, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões de combate à pandemia. “O projeto vem ao encontro à demanda de informações relacionados à Covid-19 no âmbito municipal e regional que, muitas vezes, é limitada às notícias publicadas no site oficial de prefeituras e/ou posts de redes sociais. Tal lacuna se traduz em um problema de acesso a informações importantes como número de novos casos, número de pacientes recuperados, número de leitos disponíveis, impactos relacionados à flexibilização do isolamento social, dentre outros, prejudicando ações locais e regionais cooperativas de enfrentamento à pandemia”.

Além de Wellington, também participam do projeto Gustavo Miranda Teixeira, Lucas Grassano Lattari, Flávio Augusto de Freitas, Thiago Azevedo da Mota e Ariel Granato Bento, além dos membros da Emcomp – Empresa Júnior de Ciência da Computação do Campus Rio Pomba.

Entre no painel