Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 07 > Mãos à Horta se reinventa para manter escoamento de produção durante a pandemia

Mãos à Horta se reinventa para manter escoamento de produção durante a pandemia

Projeto passou a utilizar plataforma na internet para manter vendas. Pedidos são recebidos nas manhãs de quartas-feiras.
#Pratodosverem: Imagem ilustrativa. Cesta com legumes e verduras.

O projeto de extensão “Mãos à Horta” do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba teve que se reinventar para auxiliar os produtores rurais durante a pandemia do coronavírus. Antes, o contato com os consumidores era feito, preferencialmente, na feira livre de Rio Pomba. Agora a equipe teve que se apoiar nas tecnologias para continuar ofertando aos moradores da região alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos.

O projeto aderiu à plataforma Open Food Brasil. Todas as quartas-feiras, das 7h às 11h, fica publicada uma lista com os produtos ofertados naquela semana. Após cadastro na página, o consumidor seleciona os itens e os quantitativos e efetua o pagamento on-line. Em seguida, a equipe do projeto entra em contato com os produtores para montar e distribuir as cestas de produtos selecionados. O material é entregue aos sábados.

“Após a organização das cestas, é realizada a entrega em domicílio de alimentos frescos, saudáveis que além de fortalecer o sistema imunológico, colabora com a agricultura familiar e a economia local e solidária de Rio Pomba”, explica a equipe.

Acesse a plataforma

Atualmente, o projeto tem 15 famílias agricultoras cadastradas. Eles encontraram no projeto uma forma de manterem suas vendas, mesmo num período de dificuldade financeira.

“O escoamento dos produtos das famílias produtoras envolvidas na Rede Mãos à Horta tem melhorado desde que se iniciaram as comercializações on-line, trazendo um cenário otimista de expansão da comercialização tanto por via virtual quanto presencial na feira livre de Rio Pomba, quando ela retornar”, completa os membros.

O projeto

A Rede Mãos à Horta foi criada em 2014 como uma forma de atender aos anseios de agricultores, estudantes e consumidores a respeito das novas perspectivas de produção e consumo de alimentos, baseados nos princípios da agroecologia e da economia solidária.

Em 2020, o IF Sudeste MG lançou edital para contemplar projetos de extensão que objetivassem o combate ao coronavírus e a redução do impacto da pandemia na sociedade. Um dos contemplados com os recursos foi a proposta “Ações da Rede Mãos à Horta em tempos de Covid-19”.

Fazem parte do projeto seis estudantes do curso de Agroecologia, quatro servidores e um colaborador externo.

Mais informações na página do projeto no Instagram @redemaosahorta.