Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 10 > Pesquisas desenvolvidas no Campus ganham internet por meio do Simpósio

Pesquisas desenvolvidas no Campus ganham internet por meio do Simpósio

Evento foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro com transmissão pelo canal oficial do IF Sudeste MG no YouTube.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Imagem da abertura do Simpósio. No topo, estão os componentes da mesa virtual. Abaixo, imagem com o nome e o símbolo do evento, formado por lâmpada e desenhos referentes à ciência, como átomo e tubo de ensaio.

A produção científica do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba ganhou a internet. Durante dois dias, o Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, transmitido on-line pela primeira vez, apresentou mais de 20 trabalhos orais e 11 pôsteres oriundos das pesquisas realizadas na instituição. “Este é um momento de nos alegrarmos. Mesmo em um contexto de dificuldade com a pandemia, mantivemos os projetos de pesquisas. Foram feitas adaptações necessárias para que elas fossem concluídas. E aqui veremos os resultados deste trabalho”, comemorou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, André Narvaes.

A estrutura deste ano foi diferenciada. As apresentações aconteceram a distância e com transmissão no canal oficial do IF Sudeste MG no YouTube. O evento teve início na manhã da quarta-feira, 21, com a apresentação dos pôsteres dos projetos fomentados pelo CNPq.  Na parte da tarde. Participaram da solenidade pró-reitor de Extensão Valdir Silva, representando o reitor do IF Sudeste MG Charles Okama de Souza; pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, André Narvaes da Rocha Campos; diretor-geral do Campus Rio Pomba, João Batista Lúcio Corrêa; diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Monteiro Araújo Teixeira; gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, Wellingta Cristina Almeida do Nascimento Benevenuto; e assessora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Larissa Mattos Trevisano.

Programação

Após a abertura, foi lançado o e-book “Ciência e Tecnologia no Campus Rio Pomba: impossível desenvolver sem ciência”, que reuniu os trabalhos mais bem avaliados na edição 2019 do Simpósio. No mesmo dia, ainda houve a apresentação do pós-doutor pela Universidade de Paris IV – Sorbone – e Universidade Federal de Uberlândia e professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Leonardo Lana Carvalho.

Ao todo, foram submetidos mais de 130 trabalhos para apresentação oral. Desses, foram selecionados 26 de áreas diversas. Os temas variaram desde determinação dos níveis de (in)segurança  alimentar de estudantes do município de Rio Pomba e suas interações com o PNAE até estudo bibliográfico sobre identificação automática de tumores cerebrais em imagens de ressonância magnética por aprendizado de máquina.