Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Alunos do campus Rio Pomba participam do Pisa 2022

Alunos do campus Rio Pomba participam do Pisa 2022

Pisa 2022

Estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do campus Rio Pomba realizam nesta quarta-feira, dia 27/04, as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022.

A avaliação será feita por 33 alunos do campus, que demonstrarão conhecimentos nas disciplinas de Português e Matemática. A prova será aplicada em formato eletrônico por uma equipe treinada, em notebooks específicos do programa e com a supervisão da Coordenação Geral de Ensino Técnico.

Essa edição do Pisa corresponde à aplicação principal da avaliação inicialmente prevista para ocorrer em 2021, mas que foi impossibilitada devido às limitações de funcionamento escolar impostas pela pandemia de covid-19.

Sobre o Pisa

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Pisa oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

O Inep é responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no País, o que envolve representar o Brasil perante a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais, visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.