Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus desenvolve tecnologia em suinocultura e se classifica para maratona nacional
conteúdo

Extensão

Campus desenvolve tecnologia em suinocultura e se classifica para maratona nacional

Trata-se de uma fita de predição de peso que possui algumas características que a diferenciam das demais disponíveis no mercado
#Pratodosverem: imagem de vários porcos.

#Pratodosverem: imagem de vários porcos.

A tecnologia desenvolvida pelo Campus Rio Pomba é fruto de trabalhos de conclusão de curso de graduação e do Mestrado em Nutrição e Produção Animal do IF Sudeste MG. A patente "Instrumento de pesagem de suínos híbridos comerciais e da raça Piau"; coordenada pelo professor Sérgio de Miranda Pena e desenvolvida pelos zootecnistas Marisa Senra Condé, Jemima Cássia de Oliveira e Fabiola Grasiele de Oliveira Alexandre, e pela Profª Drª. Cristina Henriques Nogueira; foi depositada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) da tecnologia e está classificada para uma maratona nacional de suinocultura. Trata-se de uma fita de predição de peso que  possui algumas características que a diferenciam das demais disponíveis no mercado. São elas:

- Uma das informações contidas no produto, a predição de peso corporal de suínos, foi desenvolvida a partir de animais de alto potencial genético;

- A fita permite a predição de peso de um corte nobre no suíno, o pernil. Assim, um produtor de suínos, funcionários de frigoríficos ou açougueiros poderão estimar o peso desse corte sem a necessidade de abater os animais;

- A predição de peso pode ser aplicada para uma raça nacional, Piau;

- A fita tem ampla abrangência: serve para animais de 4,8 a 122 quilos. As fitas disponíveis no mercado até agora apresentam amplitude menor. 

- Por fim, as fitas disponíveis atualmente não trazem nenhuma referência à raça ou linhagem dos suínos para a qual foram desenvolvidas, sendo apresentada de forma generalizada. Na fita proposta, há a diferenciação clara entre suínos de alto potencial genético e de menor produtividade, como o já citado Piau.

A importância da fita para a suinocultura

Nem sempre o produtor tem uma balança disponível, tanto pelo alto custo, quanto pela falta de mobilidade do equipamento, assim, as medidas corporais constituem uma alternativa viável, pois através delas é possível prever o peso.

A determinação do peso corporal é importante para avaliar o crescimento, o estado nutricional, a necessidade de aplicação de medicamentos, além de possibilitar o estabelecimento do valor do animal para abate e para o ajuste de dietas.

Classificação em maratona nacional

A maratona denominada de Hog Pen (clique aqui) está sendo realizada pelo grupo Academia Suína, referência nacional em cursos da área de Suinocultura, com premiação.

O trabalho será apresentado ao vivo na próxima classificatória, em 5 de agosto, no estilo Shark tank, no canal da Academia Suína (clique aqui).

Expectativa

A equipe de pesquisadores do Campus Rio Pomba pretende contribuir com a suinocultura brasileira ao disponibilizar uma ferramenta de baixo custo e espera encontrar empresas interessadas na transferência da tecnologia, além de divulgar a marca do IF Sudeste MG como instituição produtora de tecnologia a favor da sociedade.