Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus Rio Pomba sedia IX Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos – FOCAL e V SICITEA

Os eventos acontecem no período de 26 a 29 de setembro. A programação traz Fórum de professores e coordenadores e Fórum de alunos, na quarta-feira, 27/09. Estão programados minicursos com diversas temáticas, palestras, apresentação de trabalhos científicos, a partir da quinta-feira, 28/09. Na sexta-feira, ao final do evento, serão premiados os melhores trabalhos apresentados.

O campus Rio Pomba do IF Sudeste MG sedia, no período de 26 a 29 de setembro, as atividades do IX Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos – FOCAL e V Simpósio Nacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos – SICITEA.

A solenidade de abertura dos eventos acontece às 13h, no salão Nobre. Em seguida, haverá palestra com o tema “Atuação do cientista de alimentos na pesquisa: desenvolvimento de novas estratégias visando a melhoria de estratégias e a qualidade de alimentos. A programação traz Fórum de professores e coordenadores e Fórum de alunos, na quarta-feira, 27/09. Estão programados minicursos com diversas temáticas, palestras, apresentação de trabalhos científicos, a partir da quinta-feira, 28/09. Na sexta-feira, ao final do evento, serão premiados os melhores trabalhos apresentados. A programação pode ser conferida em https://www.even3.com.br/focal2023/

Nesta IX edição, o FOCAL objetiva promover discussão relacionada aos componentes curriculares e especificidades dos cursos de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos/Ciências dos Alimentos oferecidos no Brasil, bem como a atuação profissional dos cientistas de alimentos.

O Simpósio Nacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos – SICITEA, por sua vez, surgiu na edição de 2013, realizada em Cuiabá – MT. Nesta V edição, o tema do Simpósio será “Perspectivas da indústria alimentícia brasileira diante das novas revoluções industriais”.

Com intuito de complementar o FOCAL, o SICITEA é uma oportunidade para os participantes apresentarem suas pesquisas e trabalhos, de forma a promover a interação entre os cursos localizados em diferentes regiões do país, além de oportunizar a participação de estudantes de cursos similares e promover a popularização dos cursos de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos/Ciências dos Alimentos.

O evento

O Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos – FOCAL surgiu em 2003 na ESALQ/USP no intuito de debater a formação acadêmica e atuação profissional dos Cientistas de Alimentos formados pelos cursos de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos/Ciências dos Alimentos de todo o Brasil, em consonância com os temas e desafios contemporâneos.

A seguir, um histórico de realização do evento:

I FOCAL: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq/USP, Piracicaba – SP, 2003;

II FOCAL: Esalq/USP, Piracicaba – SP, 2009;

III FOCAL: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis – SC, 2010;

IV FOCAL: Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto – MG, 2011;

V FOCAL: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá – MT, 2013;

VI FOCAL: Esalq/USP, Piracicaba – SP, 2015;

VII FOCAL: Instituto Federal Fluminense - IFF, Campus Bom Jesus do Itabapoana, 2017;

VIII FOCAL: Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Campus Venda Nova do Imigrante, 2019;

IX FOCAL: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba, 2023.