Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes de Educação Física participam de Congresso sobre Fisiologia do Exercício

Alunos do oitavo período puderam aprender mais sobre diversos assuntos. Durante o evento, o estudante Romeu Ferreira Pinto apresentou o trabalho intitulado " Avaliação da temperatura da pele 24h após uma sessão de treino de voleibol em atletas sub-20".

Alunos do oitavo período do curso de Graduação em Educação Física do campus Rio Pomba participaram do I Congresso Mineiro de Fisiologia do Exercício, realizado em Alfenas (MG), nos dias 15 e 16 de setembro. Os estudantes viajaram acompanhados do professor João Batista Ferreira Júnior.

No evento, o estudante  Romeu Ferreira Pinto apresentou o trabalho intitulado " Avaliação da temperatura da pele 24h após uma sessão de treino de voleibol em atletas sub-20", sob orientação do Prof. João Batista.

O congresso teve como objetivo abordar o tema Fisiologia do Exercício, área que estuda as alterações corporais sistêmicas mediante estímulo do exercício físico, que pode ser prescrito em diversas configurações metodológicas. Os principais temas abordados foram a termorregulação humana, o sistema cardiovascular no treinamento resistido, a suplementação esportiva, diabetes e COVID-19.

A participação dos estudantes

A última participação de estudantes em eventos desse porte foi em 2018. Logo depois, com o advento da pandemia de Covid-19, as atividades ficaram mais restritas. "Com muita satisfação e esforço conseguimos levar nossos alunos ao congresso. Muito importante contar com a ajuda da Instituição, disponibilizando o transporte, além do apoio incondicional da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Núcleo de Educação Física e Saúde. Foi a primeira vez, após a pandemia, que foi possível organizar a participação dos alunos e proporcionar a experiência como ouvinte, além de apresentar trabalho acadêmico em um evento externo. Espero que possamos proporcionar mais vezes essa oportunidade, pois o conhecimento adquirido nesses eventos é essencial para podermos atuar baseados em evidências científicas, dentro e fora da escola. Destacamos que a partir de 2024 nosso curso será de Graduação em Educação Física com possibilidade de habilitação em Licenciatura e Bacharelado”, completa o Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física, professor Carlos Magno Amaral Costa.

Segundo o aluno Isaias Silva, “Congresso é um divisor de águas, separa os acadêmicos dos cientistas, e nos traz a uma breve reflexão. Que marca, qual a contribuição eu quero trazer pra esse mundo através dos estudos? O I Congresso Mineiro de Fisiologia do Exercício, me virou uma chave! Conhecimento, curiosidade, desenvolvimento.”, enfatiza.

O estudante Wellton Oliveira compartilha da mesma empolgação. “Para mim, foi uma experiência totalmente diferente, mesmo com o curto espaço de tempo adquirimos conhecimento e experiências novas!”, explica.

Segundo João Henrique, “foi uma excelente oportunidade de aprendizado! Mesmo com o curto tempo, pude abrir a mente e ver com os óculos da ciência”, declara.

Participaram do I Congresso Mineiro de Fisiologia do Exercício os estudantes: Sophia Ribeiro Lima, Liliane da Silva, Larissa da Silva Santos, Romeu Ferreira Pinto, João Henrique Alves Rocha, Wellton dos Santos Silva Oliveira, Manoel Luiz Teixeira De Oliveira Neto, Marco Tulio Ribeiro Viana, Isaias Soares da Silva e André Luís Souza da Silva, além  de Erick Campos Sales (bolsista externo do projeto de extensão).