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Dirigentes do Campus Rio Pomba apresentam balanço da gestão em dois anos de atuação

A equipe de diretores, liderada pelo professor José Manoel Martins, eleito diretor-geral do campus por alunos, professores e técnicos administrativos, faz um balanço das conquistas que marcaram a administração até o momento e aponta os desafios que ainda devem ser vencidos até o final do mandato (2021-2025).

Nesta sexta-feira, 19 de maio, a atual gestão do campus Rio Pomba completa dois anos à frente da instituição. A equipe de diretores, liderada pelo professor José Manoel Martins, eleito diretor-geral do campus por alunos, professores e técnicos administrativos, faz um balanço das conquistas que marcaram a administração até o momento e aponta os desafios que ainda devem ser vencidos até o final do mandato (2021-2025).

Para o Diretor-geral, José Manoel, a gestão até aqui foi “marcada pela transparência, harmonia e o diálogo constante com a comunidade acadêmica. Conseguimos alguns avanços importantes, contribuindo com o crescimento do IF Sudeste MG. Algumas ações podem ser destacadas, como a ampliação do número de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a busca constante de parcerias com a iniciativa privada, a prospecção da criação de quatro Centros de Referência sob a sua responsabilidade e a criação de novos cursos”, destaca.

José Manoel Martins aproveita a oportunidade para agradecer a todos os estudantes e servidores do Campus Rio Pomba pelo comprometimento e trabalho desenvolvido em cada Departamento e Setor Administrativo. “Estamos cientes de que muitos desafios ainda estão por vir, mas com a dedicação e o empenho de todos, estes serão devidamente superados”, acredita.

A seguir, um retrospecto de ações de Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional, Administração e Gestão de Pessoas, realizadas no período 2021-2023 e os desafios apontados pelos setores.

DIRETORIA DE ENSINO

Ações e realizações: 

  • 15 projetos de ensino;

  • Mais de 100 monitorias;

  • 6 monitorias inclusivas;

  • 3 mediadores digitais;

  • Abertura do curso Técnico em Alimentos EAD e do Técnico em Comércio EJA-EPT;

  • Proposição de 5 novos cursos: Técnico em Química integrado, Técnico em Secretaria Escolar na modalidade EAD, Tecnologia em Laticínios na modalidade EAD, Agronomia, Graduação em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado;

  • Aprovação de 2 cursos FICs : Curso FIC de Matemática Elementar e Curso FIC em Formação Pedagógica em EJA integrada à EPT;

  • Atualização das matrizes curriculares de 4 técnicos integrados;

  • Oferta de alimentação a todos os estudantes ingressantes no primeiro mês letivo;

  • Subsídio para o transporte escolar para todos os estudantes;

  • Aprovação de mais de 60 estudantes do EMI em cursos superiores;

  • Aprovação de estudantes da graduação em seleções de mestrado, doutorado e seleção de emprego em conceituadas empresas e instituições;

  • Divulgação e ampliação das redes sociais do campus realizando postagens diárias fomentadas pela comunidade interna e externa;

  • Aprovação de Política de Assistência Estudantil para estudantes da EJA/EPT;

  • Participação em eventos esportivos em etapas locais, regionais, estaduais e nacionais;

  • Apoio Educacional de Matemática, Português, Química e Física em horários livres;

  • Reconhecimento, com nota máxima, do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios;

  • Ampliação da entrada e redução da evasão nos cursos técnicos integrados;

  • Realização de editais de vagas remanescentes, vagas complementares, processos seletivos;

  • Recolhimento e distribuição de livros didáticos;

  • Emissão de mais de 100 fichas catalográficas e mais de 8 mil empréstimos de livros;

  • Fomento e realização de palestras, eventos, cursos e grupos de estudos.

 

 DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

 Ações e realizações: 

  • Consolidação da Iniciação Científica (IC), com expressivo quantitativo de projetos submetidos a editais de IC e consequentemente com grande aporte financeiro para o pagamento de bolsas de IC de nível superior e médio;

  • Oferta de mais um curso de mestrado profissional stricto sensu em rede: o PROEF (Mestrado Profissional em Educação Física);

  • Submissão à Capes de uma proposta de oferta do primeiro doutorado profissional do IFSudesteMG - Doutorado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos;

  • Fortalecimento da missão institucional na verticalização do ensino;

  • Atendimento a estudantes de diversos estados brasileiros com os cursos de pós-graduação lato sensu EAD;

  • Licenciamento de tecnologia patenteada pelo IFSudeste MG - campus Rio Pomba;

  • Apoio financeiro na modalidade bolsa pesquisador aos programas de mestrado stricto sensu;

  • Resolução de demandas reprimidas em relação ao registro acadêmico dos discentes da Pós-graduação;

     Desafios:

  • Criar mecanismos para uma maior participação de estudantes de nível médio na pesquisa científica;

  • Incentivar cada vez mais o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e inovadoras e que possam gerar retornos à sociedade;

  • Possibilitar maior fomento para o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica e pós-graduação;

  • Prospecção de parceiros para a captação de recursos externos a serem aplicados no desenvolvimento das pesquisas e manutenção e aperfeiçoamento de laboratórios.

DIRETORIA DE EXTENSÃO 

Ações e realizações: 

  • Retomada das ações de Extensão nas 8 áreas temáticas: Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho, Educação, Cultura, Saúde e Direitos Humanos e Justiça;

  • Nos últimos 2 anos o Campus tem se consolidado como Campus que desenvolve projetos em todas as áreas;

  • Aumento do número de bolsas de Extensão;

  • Valorização das ações de Arte, Cultura, Esporte e Lazer por meio de edital específico que aumenta o período de financiamento e realização dessas ações no Campus a exemplo do teatro, coral, academia etc.;

  • Construção e publicação de Orientação normativa específica para o estágio.

  • Retomada da mobilidade acadêmica internacional por meio do recebimento de estagiários estrangeiros;

  • Retomada da participação do Campus nas ações do Projeto Rondon (Operação Rondon das Gerais e Operação Guaicurus, respectivamente nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul;

  • Realização de 91 eventos de extensão, apenas no ano de 2022.

 Desafios: 

  • Retomada dos programas de mobilidade acadêmica internacional por meio da participação de servidores e estudantes do Campus (Ação prevista para acontecer em Outubro de 2023);

  • Curricularização da extensão;

  • Implementação da política de egressos;

  • Prospecção de recursos;

  • Formalização e consolidação de parcerias;

  • Consolidação e implantação de programas de extensão de caráter contínuo.

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Ações e realizações:

Coordenação Geral de Produção

  • Busca contínua pela melhoria nos processos de registro, contratações e aquisições para os setores produtivos;

  • Registro de setores de abate de animais (aves e coelhos) e entreposto de produção de ovos;

  • Aquisição de biodigestor para setor de suinocultura (aguardando instalação);

  • Equipamentos para fábrica de rações;

  • Aquisição de equipamentos diversos para setores produtivos;

  • Construção de um planejamento pedagógico junto aos departamentos, a fim de melhor dimensionamento e aproveitamento dos setores produtivos.

Desafios:

  • Implantação de programa de controle de produção, integrando todos os setores da Instituição, a fim de mapear e registrar a movimentação da produção em um sistema informatizado;

  • Implantação de programa para recebimentos via PIX e Cartão no Posto de Vendas da Instituição.

Prefeitura do Campus

  • Avanços na parte de paisagismo;

  • Implantação do projeto de gases no IPCA;

  • Reforma da ETA;

  • Atendimento a diversas demandas de manutenção predial no Campus.

Desafios:

  • Finalizar junto a Reitoria, o Projeto de Restruturação da rede elétrica e de rede de dados do Campus;

  • Atender os diversos chamados de infraestrutura do Campus, tendo em vista a escassez de insumos e mão-de-obra;

  • Construção do novo Pavilhão de salas de aula;

  • Instalar novas câmeras de segurança no Campus;

  • Avançar na questão do licenciamento ambiental.

Gerência de Tecnologia da Informação

  • Aumento do link de internet da RNP de 100 para 300 Mbits;

  • Viabilização da qualificação dos servidores lotados na GTI (graduação e mestrado);

  • Implantação e integração da solução wifi Ruckus/Cisco;

  • Ampliação e renovação do parque computacional (notebooks e computadores);

  • Substituição de switchs danificados ou obsoletos com a finalidade de melhoria no desempenho da rede interna.

Desafios:

  • Ampliar a implantação de fibra óptica no Campus;

  • Ampliar o link de internet do Campus;

  • Realizar aterramento de diversas instalações do Campus, visando maior segurança.

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO 

Ações e realizações: 

  • Fortalecimento da transparência;

  • Divulgação do Painel Orçamentário com todas as receitas e despesas do campus;

  • Divulgação de todas as compras e contratações no site institucional do campus;

  • Implantação do processo 100% eletrônico em todos os setores administrativos;

  • Aquisição de novos livros para a biblioteca;

  • Aquisição de equipamentos para os departamentos;

  • Renovação do parque informático com aquisição de novos computadores;

  • Aquisição de equipamentos para o laboratório IFMaker;

  • Aquisição de Aparelho de Densitometria Óssea para o Núcleo de Educação Física e Saúde;

  • Aquisição de equipamentos para ampliação do sinal de internet para os estudantes;

  • Reformas das estufas da casa de vegetação e da agricultura;

  • Implantação de cartão corporativo para compras de pequeno valor de materiais para aulas práticas;

  • Suporte às equipes de planejamento da contratação;

  • Alimentação, transporte e uniformes gratuitos para alunos carentes;

  • Subsídio para o transporte escolar para todos os estudantes;

  • Alimentação gratuita para todos os estudantes nos primeiros meses do ano letivo;

  • Execução integral do recurso do PNAE, priorizando aquisições da agricultura familiar;

  • Oferta de estagiários para as diretorias sistêmicas;

  • Restruturação da Seção de Patrimônio;

  • Identificação de bens inservíveis pela Comissão de Desfazimento;

  • Manutenção da frota de veículos;

  • Ampliação do horário de atendimento ao público;

  • Implantação do Programa de Gestão;

 Desafios: 

  • Adequação das ações das diretorias e departamentos diante da realidade orçamentária;

  • Aprimoramento dos Estudos Técnicos Preliminares e Mapas de Riscos;

  • Aprimoramento de ações de segurança pessoal e patrimonial;

  • Implantação de usinas fotovoltaicas para redução dos gastos com energia;

  • Realização do Inventário de todos os bens;

  • Implantação do SIADS;

  • Realização dos desfazimentos dos bens inservíveis (doações ou leilões);

 COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS 

Ações e realizações: 

  • Aprimoramento das ações em relação ao atendimento dos servidores, através de divulgação de dados estatísticos na área de Gestão de Pessoas;

  • Maior rapidez nas análises das solicitações para concessão dos diversos direitos dos servidores;

  • Criação do "Projeto CGP com você", que tem como objetivo a melhoria da comunicação, integração, desenvolvimento, divulgação de relatórios gerenciais, além da recepção e reconhecimento de novos e antigos servidores;

  • Ao longo do projeto, foram compartilhados imagens/vídeos e informações sobre os assuntos que mais geram dúvidas entre os servidores, materiais que foram enviados através das redes sociais do Campus e pelo e-mail institucional;

  • Realização da Caminhada guiada no Campus;

  • Promoção de palestra sobre aposentadoria e oficinas de meditação e musicoterapia no dia do Servidor;

  • Lançamento dos Boletins Semestrais, com o objetivo de propiciar informação às comunidades externa e interna, buscando gerar dados para a Gestão do Campus balizar suas ações e políticas gerenciais com melhor embasamento.

  • O setor teve, nestes 2 anos, diversas solicitações de benefícios, licenças, afastamentos, movimentações de pessoal, progressões, capacitações entre outros, que geraram um volume de trabalho de aproximadamente 8290 atividades realizadas por toda a equipe da CGP.