Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Inscrições prorrogadas para o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Até o dia 6 de dezembro estão abertas as inscrições para o programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional, para interessados em iniciar o curso no primeiro semestre de 2023.

Prorrogadas até o dia 6 de dezembro as inscrições para o programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional, para interessados em iniciar o curso no primeiro semestre de 2023. Serão mais de mil vagas para as 40 instituições associadas, integrantes da Rede Federal, sendo 24 delas no IF Sudeste MG, representado pelo Campus Rio Pomba.

Confira como estão distribuídas as vagas locais:

Servidores:
Geral – 9 vagas
PcD – 1 vaga
PPI – 2 vagas

Ampla concorrência:
Geral – 9 vagas
PcD – 1 vaga
PPI – 2 vagas

As inscrições devem ser feitas via internet, no Sistema de Inscrições acessível pelo site do programa: profept.ifes.edu.br

Seleção

O Exame Nacional de Acesso (ENA) está marcado para 12 de fevereiro de 2023, com resultados definitivos divulgados em 8 de março.

As provas para candidatos do Polo IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba serão realizadas no próprio Campus sede e consistem em 50 questões objetivas de múltipla escolha. O conteúdo versa sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas no edital.

O semestre letivo está previsto para iniciar no dia 20 do mesmo mês. As aulas no Polo Rio Pomba são semanais, às segundas-feiras (tarde e noite) e terças-feiras (manhã).

Sobre o ProfEPT

O ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, da área de Ensino 1, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais. O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II. É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

O IF Sudeste MG integra a Rede Nacional do ProfEPT e é denominado instituição associada, sendo responsável, através de sua Coordenação Acadêmica Local, por toda a gestão local do ProfEPT. O endereço para contato é: profept@ifsudestemg.edu.br