Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Mestrado profissional em nutrição e produção animal terá mais duas áreas
conteúdo

Geral

Mestrado profissional em nutrição e produção animal terá mais duas áreas

A partir do próximo semestre letivo a linha de pesquisa de nutrição e produção de não ruminantes será ampliada para as áreas de piscicultura e equideocultura.

O Mestrado profissional em Nutrição e Produção Animal do Campus Rio Pomba é autorizado pela Capes e possui duas linhas de pesquisa: Nutrição e Produção de Ruminantes, na área de bovinos; e Nutrição e Produção de Não Ruminantes, na área de aves e suínos.  A partir do próximo semestre letivo, a linha de pesquisa de Nutrição e Produção de Não Ruminantes será ampliada para as áreas de piscicultura e equideocultura. Tal ampliação deve-se à importância das duas áreas para a economia local.  

A divulgação do edital do processo seletivo está prevista para as próximas semanas e se dará no site do IF Sudeste MG e em https://copese.ifsudestemg.edu.br. As aulas devem começar em outubro ou novembro de 2021.

Os cursos são gratuitos e haverá 18 vagas entre as áreas de aves e suínos (7), bovinos (3),  peixes (3) e equinos (5).

Equideocultura no Brasil

Atividade similar à equinocultura (equinocultura, no Brasil) é a equideocultura que abrange a domesticação de asininos (asnos, burros, jumentos) e de seus híbridos com o cavalo: o bardoto (cavalo com jumenta) e a mula (jumento com égua).

O complexo do Agronegócio do Cavalo ocupa diretamente 607.329 pessoas. Considerando o fato de que cada ocupação direta proporciona outras quatro ocupações indiretas, estima-se que são gerados 2.429.316 empregos indiretos. Assim, o Complexo é responsável, direta e indiretamente, por 3 milhões de pessoas ocupadas. Além disso, a atividade movimenta anualmente R$ 16,15 bilhões.

Piscicultura no Brasil

 O Brasil é o 4ª maior produtor de tilápia em termos globais. Com esse crescimento, o país aproxima-se ligeiramente do Egito (3º), que em 2020 produziu 940 mil toneladas. Em 2019, a produção brasileira de tilápia equivalia a 48% da produção egípcia. Em 2020, representou 51,8%.

Em Minas, a tilápia também é a espécie mais cultivada, com 94% do total de peixes produzidos. A Emater-MG estima que existem cerca de 4,6 mil piscicultores no estado, a maioria formada por agricultores familiares.

A piscicultura ornamental também tem sido destaque na zona da mata de Minas Gerais, em cidades como Patrocínio do Muriaé.  A cidade é referência no país na criação de peixes ornamentais de qualidade, principalmente da espécie Betta.

Saiba mais sobre o Mestrado profissional em Nutrição e Produção Animal do Campus Rio Pomba em: https://www.ifsudestemg.edu.br/mpnpa

Fontes

Anuário Brasileiro da Piscicultura (Associação Brasileira de Piscicultura), 2021.

Revisão do Estudo do Complexo do  Agronegócio do Cavalo.  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2016.