Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Serviço de psicologia do Campus Rio Pomba oferece ajuda

Serviço de psicologia do Campus Rio Pomba oferece ajuda

Não está fácil enfrentar as dificuldades que a pandemia de Covid-19 nos impõe, não é mesmo? Mas você pode procurar ajuda. Saiba como.

Cientes do toda a dificuldade emocional que os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 podem gerar, o Serviço de Psicologia do Campus Rio Pomba se coloca à disposição para ajudar os alunos a enfrentarem medos, angústias e inseguranças. Para usufruir deste serviço, basta preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/u9J2d9AJ8yE8Z2kk8

O acesso a este formulário é restrito ao Serviço de Psicologia do Campus e, portanto, as informações recebidas serão tratadas com discrição e sigilo. É imprescindível deixar e-mail e números de telefones válidos, para que o setor possa entrar em contato.

A seguir, a psicóloga Rejane Dutra de Oliveira, faz um convite para enfrentarmos juntos, IF Sudeste MG e alunos, este período tão difícil:

PSICOLOGIA EM AÇÃO

Estamos vivenciando tempos difíceis! Iniciamos 2020 cheios de sonhos, planos e metas. E, de repente, fomos surpreendidos por um vírus, invisível, mas com um grande poder ameaçador, que modificou, radicalmente, o rumo dos nossos passos. Planos foram interrompidos, sonhos foram adiados e metas precisaram ser modificadas e, até mesmo, substituídas, tendo em vista as circunstâncias emergenciais. Nos vimos diante de uma realidade nunca antes vivenciada por nós. E fomos impelidos a nos adaptar a esta nova realidade. Uma série de mudanças teve que ser implantada em nossas vidas, repentinamente.

No meio do caminho, surgiu o Ensino Remoto Emergencial, com todos os seus desafios, para os(as) estudantes e para toda a instituição. Atravessamos e chegamos em 2021! Alguns, infelizmente, por razões diversas, não chegaram conosco. E em meio a tudo isso, talvez, muitos(as) estejam desestimulados(as), desanimados(as), desencorajados(as) para prosseguirem. Realmente, não está fácil. A pandemia de Covid-19 continua e precisamos continuar caminhando, da maneira que nos é possível, com aquilo que temos hoje, e sem saber, ainda, até quando. Porém, é fundamental refletir em momentos como este. Talvez, nunca iremos vivenciar outra pandemia. Mas, será que somente uma pandemia tem o poder de nos colocar frente à necessidade de mudanças, à exigência de adaptações, à alteração de planos, à suspensão de projetos, enfim, frente a dificuldades? Definitivamente, não. Diversas são as situações que podem nos surpreender, a qualquer momento em nossas vidas.

E diante de situações como esta, sentimentos como impaciência, estresse, desânimo, apatia, ansiedade, vontade de desistir, entre outros, podem surgir e é comum, pois somos seres afetados pelos eventos que nos acontecem. Vocês passaram a estudar de uma maneira totalmente diferente da que foi escolhida; estão lidando com as instabilidades das tecnologias e da internet; se veem diante de um sistema novo e, muitas vezes, difícil de usar; o contato com colegas, professores(as) e demais servidores(as) se dá de uma outra forma; o ambiente físico de estudos não é mais o Campus, mas as suas casas. Enfim, uma realidade desafiadora, não só no âmbito dos estudos, mas da vida como um todo. Como não se sentir afetado(a) diante de tudo isso?

A vocês, estudantes que não chegaram até aqui conosco, a nossa gratidão pelo tempo que nos foi permitido caminhar juntos. A vocês, estudantes que permanecem conosco nesta caminhada, sigamos em frente, de mãos dadas, para fortalecermos uns aos outros. A vocês, estudantes que estão chegando ao nosso Campus, sabemos que chegam com muitas expectativas e, talvez, com um pouco de medo diante do novo, do desconhecido e diante de tantas informações neste primeiro momento. Mas, queremos que saibam que o IF conta com várias equipes se empenhando para auxiliá-los(as). Por isso, não tenham receio de pedir ajuda. E se não souberem a quem pedir, peçam a quem conseguirem e serão direcionados(as).

Há dificuldades, mas há recursos também! Sejam todos(as) muito bem-vindos(as) e contem conosco!