Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Semana da Zootecnia 2023 traz palestrantes renomados na área de atuação e em Agricultura

Evento, que agrega também o Congresso de Produção Animal, teve início nesta quarta-feira, 10 de maio, com palestras importantes na parte da manhã, nas áreas de bovinocultura de corte e produção de silagem de milho.

Começou hoje, 10 de maio, a XIII Semana de Zootecnia e IV Congresso de Produção Animal, promovido pelo  Curso de graduação em Zootecnia do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG.  A abertura aconteceu no Salão Nobre e foi feita pelo Diretor do campus, José Manoel Martins, que destacou em sua fala a importância de aproximar os eventos e conhecimentos adquiridos na escola da comunidade externa e junto ao mercado.

Os eventos vão até o dia 12 de maio, com uma programação que conta com profissionais renomados na área de Zootecnia/Agricultura em palestras e minicursos, abrangendo todos os grandes segmentos ligados aos setores.

Durante a solenidade de abertura, o coordenador do curso de graduação em Zootecnia, responsável pela organização geral da Semana de Zootecnia, professor Valdir Botega, destacou a importância do evento em nível regional e a participação dos profissionais e estudantes na troca de experiências enriquecedoras para todos.

Em seguida, a palestra de abertura foi proferida pelo profissional da área,  Dr. Pedro Veiga Rodrigues Paulino, Gerente Global da Cargill Nutrição Animal, que abordou os aspectos  de destaque na rotina de uma fazenda quando o assunto é a suplementação de bovinos de corte visando a diminuição de custo.

Na sequência de palestras da parte da manhã, estudantes e profissionais inscritos no evento, tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra sobre "Evolução do maquinário para confecção dos diferentes tipos de silagem de milho", proferida pelo Dr. Gustavo Gonçalves de Souza Salvati, co-fundador do Tracking Feed e da Systech Feeder.

Haverá certificado para todos os participantes do evento, disponibilizado de forma online.

O  evento

A Semana da Zootecnia é um evento criado no ano de 2008 por um grupo de alunos e professores do curso técnico em Zootecnia do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba, que ocorre anualmente, visando estabelecer contato entre participantes e profissionais, discutindo técnicas e tendências na área de Zootecnia, visando inovação e atualização sobre o desenvolvimento de técnicas.

No ano de 2017 iniciou-se a realização do Congresso de Produção Animal juntamente com o evento. Na XI edição da Semana da Zootecnia, contamos com a presença satisfatória de aproximadamente 250 participantes de diversos locais, tais como Belo Horizonte, Barbacena, Viçosa e Lavras, incluindo estudantes, professores, servidores do campus e produtores rurais. Tivemos a honra da presença de profissionais renomados na área de zootecnia/agricultura para conduzir palestras e minicursos, abrangendo todos os grandes segmentos ligados a Zootecnia.

1º DIA:

10/05/2023 – CREDENCIAMENTO, ABERTURA E PALESTRAS

07:30 – CREDENCIAMENTO
08:00 – ABERTURA
8:30 às 09:30 1ª Palestra – Estratégia de Suplementação de bovinos de corte visando a diminuição de custo
Palestrante: Dr. Pedro Veiga Rodrigues Paulino (Gerente Global da Cargill Nutrição Animal)
10:00 às 11:00 – 2ª Palestra – Evolução do maquinário para confecção dos diferentes tipos de silagem de milho
Palestrante: Dr. Gustavo Gonçalves de Souza Salvati (Co- fundador do Tracking Feed e da Systech Feeder)
13:00 às 14:00 – 3ª Palestra – Desenvolvimento alométrico e morfométrico de peixes de espécies nativas
Palestrante: Dr. Rilke Tadeu Fonseca de Freitas (Professor Titular da UFLA)
14:00 às 15:00 – 4ª Palestra – Bem-estar, nutrição e produtividade de aves no Sistema Cage free
Palestrante: Msc. Lidiane da Costa Santana (Grupo Mantiqueira)