Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Vacinação contra meningite tem início no campus Rio Pomba dia 17/11

Vacinação contra meningite tem início no campus Rio Pomba dia 17/11

Estudantes devem levar o cartão de vacina e o cartão do SUS ou o CPF, documentos indispensáveis para receber a vacina no campus. A vacinação acontece próximo ao posto médico, no horário de 8h às 11h.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, nesta quinta-feira, 17/11, a vacinação contra a Meningite C para os estudantes de 16 a 20 anos do campus Rio Pomba.  O estudante deve levar o cartão de vacina e o cartão do SUS ou o CPF, documentos indispensáveis para receber a vacina no campus. A vacinação acontece próximo ao posto médico, no horário de 8h às 11h.

A aplicação do imunizante no campus se dará por etapas. Estudantes de outras faixas etárias e servidores receberão a vacina à medida que mais doses forem disponibilizadas pela Secretaria de Saúde.

Sobre a doença

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. É causada, principalmente, por vírus e bactérias. Entre os sintomas estão dor de cabeça, rigidez do pescoço, febre alta e mal-estar.

Cerca de 3 mil brasileiros são acometidos pela doença todos os anos. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas, no Brasil, a doença meningocócica é mais frequente entre crianças com até 5 anos.